fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

EXAME/IDEIA: Lula seria o único a bater Bolsonaro em um eventual 2º turno

De acordo com a sondagem EXAME/IDEIA, divulgada nesta sexta-feira (23), se o segundo turno fosse hoje, Luís Inácio Lula da Silva teria 40% dos votos, contra 38% de Bolsonaro.

23 de abril de 2021

Compartilhe

Pesquisa EXAME/IDEIA foi divulgada nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)

Na primeira pesquisa de intenção de votos divulgada após o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar o ex-presidente Lula (PT) elegível novamente, o petista aparece como o único candidato que venceria o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um eventual segundo turno.

De acordo com a sondagem EXAME/IDEIA, divulgada nesta sexta-feira (23), se o segundo turno fosse hoje (23), Luís Inácio Lula da Silva teria 40% dos votos, contra 38% de Bolsonaro. Ainda neste cenário, os votos Brancos seriam 6% do total, enquanto 17% dos entrevistados não sabem em quem votar.

Resultados de um eventual segundo turno entre os seguintes candidatos:

Fonte: EXAME/IDEIA

Primeiro Turno

Ainda segundo a Exame, mesmo no primeiro turno, Lula aparece, pela primeira vez, à frente de Bolsonaro, também dentro da margem de erro. Segundo os números EXAME/IDEIA, o petista teria, no primeiro turno, um ponto percentual à frente de Bolsonaro (33% a 32%). Na última pesquisa, feita no começo de março, o ex-presidente estava com 18% das intenções de voto no primeiro turno, contra 33% de Bolsonaro.

“Essa mudança de posição entre Lula e Bolsonaro podemos fazer uma relação com a avaliação de governo, que atravessa o pior momento. Os motivos dessa avaliação ruim são reflexo dos altos números de mortes e de casos de coronavírus. Também tem a questão da economia, que ainda patina, apesar de já percebemos em algumas regiões uma melhora na avaliação em função do auxílio emergencial, a exemplo no Norte do país”, explica Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto de pesquisa.

Para outros cenários

Nos demais cenários, no entanto, o atual mandatário do Executivo Federal estaria reeleito.

Contra Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro teria 44% dos votos, contra 34% do ex-governador do Ceará. Já contra João Dória (PSDB), a vantagem bolsonarista é ainda maior: 46% a 29%.

Em contrapartida, Luciano Huck estaria tecnicamente empatado com Bolsonaro, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o levantamento, se o segundo turno fosse hoje, Bolsonaro venceria Huck com 40% dos votos, contra 38% do apresentador global.

Sobre a pesquisa

A pesquisa EXAME/IDEIA é projeto que une Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 a 22 de abril.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Judeus discutem ‘paz’ com deputada que recepcionou neta de nazista

Evento, organizado pelo rabino da sinagoga BetShalom de Manaus, acontece uma semana após a deputada Bia Kicis receber, na Câmara Federal, a deputada Beatrix von Storch.

28 de julho de 2021

Praça Nestor Nascimento vai ganhar placa e será reinaugurada, diz David Reis

Oscarino Varjão, o ventríloquo que deu vida ao personagem Peteleco, também será homenageado no local e ganhará um busto exposto no espaço localizado na Praça 14.

28 de julho de 2021

‘Isso é fake news’, diz Marcus Barros sobre candidatura ao Senado

Indicado por veículos de imprensa como provável candidato ao Senado pelo PT, Marcus Barros afirma que nunca recebeu convite e que não o aceitaria.

28 de julho de 2021

Recado antidemocrático de Braga Netto era para STF e não para Lira

Na semana passada, a manchete do Estadão mostrou um recado do ministro da Defesa, general Braga Netto, condicionando às eleições a aprovação do voto impresso.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, AM destaca investimentos e avanços no setor rural

O Idam, neste dia, ressaltou o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

28 de julho de 2021

David pede que CMM revogue lei que ‘apaga’ memória de Nestor

Secretaria de Comunicação do município confirmou que o prefeito vai encaminhar um projeto pedindo para revogar a lei que trocou o nome de praça que homenageia líder negro.

28 de julho de 2021

Polêmico ‘PL da Grilagem’ é desafio pós-recesso para Bosco Saraiva

O projeto de Lei nº 2633 tramita desde 2019 na Câmara dos Deputados, mas enfrenta crítica dentro e fora do mundo político por facilitar a grilagem de terras.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, Governo Federal usa imagem de caçador para homenagem

A imagem escolhida para publicação do Dia do Agricultor nas redes sociais da @SecomVC, do Governo Federal, recebeu um enxurrada de críticas e foi considerada um 'absurdo'.

28 de julho de 2021