fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Esquerda busca Federação Partidária para desbancar União Brasil

As tratativas são conduzidas pelo PCdoB com cinco partidos, entre eles o PT e o PSB. Juntos, os seis partidos somam 110 deputados na Câmara, 28 a mais que o União Brasil.

30 de novembro de 2021

Compartilhe

(à esquerda) Sinésio Campos, presidente do PT Amazonas; e Eron Bezerra, presidente do PCdoB Amazonas (Fotos: Divulgação)

Para garantir uma maior representatividade no cenário político nacional, partidos de esquerda e centro-esquerda estão articulando entre as executivas nacionais a criação de uma federação partidária, que pode unir seis siglas: PT, PCdoB, PSB, PV, Rede Sustentabilidade e PSol para desbancar o União Brasil.

Após a fusão entre PSL e DEM, surgiu o União Brasil, que soma a maior bancada na Câmara Federal, com 82 deputados. No entanto, o partido ainda está em processo de formação e depende do aval do Tribunal Superior Eleitoral.

A Federação Partidária entre PCdoB, PSB e PT reuniria 95 deputados federais. O número poderia chegar a 110 com PSol, PV e Rede.

Ao RealTime1, o presidente do PCdoB no Amazonas, Eron Bezerra, destacou que as conversas do partido com as demais siglas estão bem adiantas. Até o final de dezembro, segundo ele, as tratativas serão encerradas e em janeiro deve ser anunciada a federação partidária com até seis partidos.

“Por enquanto, as conversas estão indo bem entre PCdoB, PSB e PT. Há possibilidades ainda de garantir PV, Rede e até o PSOL. Temos esse mês de dezembro inteiro para concluir as tratativas. Nacionalmente, há um grupo coordenado pela presidente do PCdoB Nacional, a vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos. Ela tem mantido todos muito bem informados sobre tudo que está ocorrendo nas reuniões com os outros diretórios”, revelou Eron Bezerra.

Federação de caráter centro-esquerda

Hoje, segundo Eron, o eleitor tem uma pessoa que se apresenta de um jeito em uma campanha e depois, na prática, adota outro comportamento totalmente diferente. Ele se refere ao presidente Bolsonaro (sem partido), que, durante a campanha à presidência da República, em 2017 e 2018, se lançou contra o Centrão, mas hoje está totalmente alinhado ao bloco.

“Com a Federação isso não vai ocorrer, porque ela é feita em torno de um programa. Então, você já sabe de antemão o que aquele grupo defende e quais as ideias básicas que ele apresenta”, enfatiza Eron Bezerra.

Executiva estadual do PT no Amazonas se diz contrária às Federação Partidárias

Procurado pelo RealTime1, o presidente do PT Amazonas, deputado Sinésio Campos, disse que sabe das negociações para a criação de uma federação partidária entre o PT e outros partidos, mas que tudo está sendo tratado com a executiva nacional do partido.

“A executiva estadual do PT no Amazonas já revelou, lá atrás, posição contrária às Federações Partidárias. Ainda não fomos procurados por nenhuma liderança de outro partido no Amazonas para tratarmos sobre o assunto e acredito que isso não ocorra, pois a executiva nacional é que está à frente. Cada partido procura o seu melhor, e o PCdoB tá procurando o dele”, conclui o parlamentar.

Na primeira semana de dezembro, conforme Sinésio, o PT realizará, a nível nacional, uma reunião sobre o assunto.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Amazonas investe R$ 61 milhões em pesquisas e quer popularizar Ciência

O anúncio do investimento foi feito pelo Wilson Lima na tarde desta quinta (27). Na ocasião, Márcia Perales destacou que o Governo tem honrado compromissos com a Ciência.

27 de janeiro de 2022

‘Livre da Covid e de volta ao trabalho’, anuncia David Almeida

O prefeito de Manaus havia anunciado que estava infectado pelo coronavírus no dia 22 de janeiro. Hoje, pelas redes sociais, disse estar curado, dando destaque à vacinação.

27 de janeiro de 2022

Wilson Lima investe R$ 453 milhões em asfaltamento de ramais no AM

Na manhã desta quinta-feira (27), governador do Amazonas reinaugurou o ramal da Cachoeira do Castanho; atual gestão já recuperou 100 quilômetros de ramais.

27 de janeiro de 2022

XP/Ipespe coloca Lula 20 pontos percentuais à frente de Bolsonaro

Lula registrou 44% das intenções de votos. Na terceira posição, aparecem empatados na pesquisa com 8% o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

27 de janeiro de 2022

Ida de Moro ao União Brasil facilita vida de filiados do Podemos no AM

Presidenciável estuda se filiar ao União Brasil e assim facilitar a vida dos filiados do Podemos no Amazonas, que poderão apoiar livremente Bolsonaro e ter mais recursos.

27 de janeiro de 2022

Câmara de Manaus vai desembolsar mais de meio milhão para limpar carpetes

Os trabalhos legislativos em 2022 ainda nem começaram, mas os contratos expressivos da CMM em 2021, assinados por David Reis, seguem aparecendo no Diário Oficial da Casa.

27 de janeiro de 2022

Pela segunda vez, vereadores tentam derrubar aumento de 83% do Cotão

Na última tentativa, a desembargadora Joana Meirelles negou pedido de liminar dos vereadores Rodrigo Guedes e Amom Mandel para suspender a votação que aprovou o aumento.

27 de janeiro de 2022

Arthur e Plínio evitam choque, mas corda entre os dois vai esticar

Questionados sobre para qual cargo vão concorrer em 2022, Arthur Neto e Plínio Valério não disseram aonde vão fincar seus esforços pois aguardam as definições partidárias.

27 de janeiro de 2022