fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

Erico Desterro: do movimento estudantil até a presidência do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas marcou para o próximo dia 21 a posse do conselheiro Érico Desterro na presidência da corte. Será a segunda vez dele no comando do TCE.

10 de dezembro de 2021

Compartilhe

Formado em Direito pela Ufam, Érico Desterro participou do movimento estudantil dos anos 80 com uma postura moderada e de oposição ao grupo do PCdoB. (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) marcou para o dia 21 a posse do conselheiro Érico Desterro como novo presidente da corte em substituição ao conselheiro Mário de Melo, que deixa o posto após cumprir um biênio na presidência.

Érico Xavier Desterro e Silva é amazonense de Manaus, fará 58 anos em primeiro de janeiro e formou-se em Direito em 1985 na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na academia marcou sua trajetória no movimento estudantil que surgiu nos anos 80 com uma postura moderada e de oposição ao grupo liderado por ativistas do PCdoB, como os ex-deputados Vanessa Grazziotin, Eron Bezerra e João Pedro Gonçalves; o empresário Durango Duarte e o senador Omar Aziz (PSD), todos com passagens destacadas pelo movimento estudantil e também pela cena política amazonense.

Exerceu a advocacia e posteriormente ingressou como procurador no Ministério Público de Contas, função exercida entre 1999 e 2006, quando, por indicação do ex-governador Eduardo Braga (MDB) foi indicado para uma das vagas de conselheiro do TCE-AM.

Érico Desterro ainda é professor concursado de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade de Direito da Ufam. No Tribunal de Contas é o atual Ouvidor-Geral, mas já exerceu as funções de vice-presidente e Coordenador da Escola de Contas Públicas, presidente da Primeira Câmara e presidente da Corte no biênio 2012-2013.

A eleição de Érico Desterro para um segundo mandato a frente do TCE-AM ocorreu porque o conselheiro Júlio Cabral, que pelo rodízio tradicional feito na corte seria eleito presidente declinou da missão alegando questões de saúde. O segundo na linha de sucessão era o conselheiro Júlio Pinheiro, que disputou a eleição, mas obteve apenas um voto e nessa nova gestão será presidente de uma das câmaras.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro e Lula ficam frente a frente durante posse de Moraes no TSE

O presidente Bolsonaro ocupou uma das cadeiras na mesa principal do plenário da corte. Já o petista se sentou na fileira reservada a ex-presidentes, de frente para Bolsonaro.

16 de agosto de 2022

Lula é o único dos presidenciáveis a figurar em campanha ao Governo

No primeiro dia de campanha ao Governo do Amazonas, apenas a imagem e o nome de Lula figuraram nos materiais distribuídos pelos candidatos aos eleitores.

16 de agosto de 2022

Amazonino faz postagem com proposta de combate à fome no Amazonas

Candidato pelo Cidadania que tem federação com o PSDB, Amazonino Mendes defende aumento do valor do Auxílio Estadual e a volta de programas como o 'Leite do Meu Filho".

16 de agosto de 2022

Ricardo Nicolau defende ‘complexo multiuso’ na orla do Centro de Manaus

Ao falar de oportunidades para populares sobre Turismo no Centro de Manaus, Ricardo Nicolau defendeu projeto de um complexo multiuso na orla local, se eleito.

16 de agosto de 2022

Wilson destaca empregos gerados em projetos aprovados no Codam

Em postagem no Twitter, Wilson Lima cita que 26 mil empregos foram gerados em três anos de seu mandato, por investimentos industriais aprovados no Codam.

16 de agosto de 2022

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

Requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento para o primeiro, o segundo ou ambos.

16 de agosto de 2022

Sandra faz panfletagem na ‘Manaus Moderna’ e pede votos para Braga

Sandra é a primeira suplente do marido no Senado. Caso ele seja eleito governador, é ela quem assume a vaga, assim como ocorreu em 2015, quando Braga foi ministro.

16 de agosto de 2022

Silas garante apoio da Assembleia de Deus à reeleição de Wilson

O parlamentar federal e o irmão Jonathas Câmara, que preside a Ieadam, reuniram representantes da congregação dos 61 municípios do interior do Amazonas.

16 de agosto de 2022