quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Erico Desterro: do movimento estudantil até a presidência do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas marcou para o próximo dia 21 a posse do conselheiro Érico Desterro na presidência da corte. Será a segunda vez dele no comando do TCE.
COMPARTILHE
érico desterro presidente do TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) marcou para o dia 21 a posse do conselheiro Érico Desterro como novo presidente da corte em substituição ao conselheiro Mário de Melo, que deixa o posto após cumprir um biênio na presidência.

Érico Xavier Desterro e Silva é amazonense de Manaus, fará 58 anos em primeiro de janeiro e formou-se em Direito em 1985 na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na academia marcou sua trajetória no movimento estudantil que surgiu nos anos 80 com uma postura moderada e de oposição ao grupo liderado por ativistas do PCdoB, como os ex-deputados Vanessa Grazziotin, Eron Bezerra e João Pedro Gonçalves; o empresário Durango Duarte e o senador Omar Aziz (PSD), todos com passagens destacadas pelo movimento estudantil e também pela cena política amazonense.

Exerceu a advocacia e posteriormente ingressou como procurador no Ministério Público de Contas, função exercida entre 1999 e 2006, quando, por indicação do ex-governador Eduardo Braga (MDB) foi indicado para uma das vagas de conselheiro do TCE-AM.

Érico Desterro ainda é professor concursado de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade de Direito da Ufam. No Tribunal de Contas é o atual Ouvidor-Geral, mas já exerceu as funções de vice-presidente e Coordenador da Escola de Contas Públicas, presidente da Primeira Câmara e presidente da Corte no biênio 2012-2013.

A eleição de Érico Desterro para um segundo mandato a frente do TCE-AM ocorreu porque o conselheiro Júlio Cabral, que pelo rodízio tradicional feito na corte seria eleito presidente declinou da missão alegando questões de saúde. O segundo na linha de sucessão era o conselheiro Júlio Pinheiro, que disputou a eleição, mas obteve apenas um voto e nessa nova gestão será presidente de uma das câmaras.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

COMPARTILHE