fbpx

terça, 16 de agosto de 2022

TCE aprova contas de Arthur, mas adverte para situação do ManausPrev

Recomendação foi sugerida durante julgamento das contas do ex-prefeito Arthur Neto e ocorrem na semana em que David Almeida recebeu prêmios por boa gestão na Previdência.

9 de dezembro de 2021

Compartilhe

Apesar das orientações serem levantadas na gestão do tucano, elas devem ser consideradas por David Almeida (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aprovou, na manhã desta quinta-feira (9), as contas do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) referente ao ano de 2020 com seis recomendações à Prefeitura de Manaus, sendo que a mais importante mexe com a vida dos mais de 32,4 mil servidores que contribuem para o  Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (ManausPrev) e dependem da saúde financeira do órgão para alcançar a aposentadoria.

No julgamento das contas, os conselheiros concordaram com o Ministério Público de Contas e recomendaram que a prefeitura torne a previdência dos funcionários municipais “superavitária”.

Segundo o relatório da conselheira Yara Lins, que recomendou a aprovação das contas do ex-prefeito com ressalvas, o fundo previdenciário está em processo de débito “impagável”. Segundo o relatório, o tesouro municipal tem que fazer seguidos aportes para garantir o pagamento dos atuais aposentados, o que desequilibra o fundo e ameaça os futuros aposentados.

Apesar das orientações serem levantadas na gestão do tucano, elas devem ser consideradas por David Almeida. Agora a Câmara Municipal de Manaus (CMM) fará a análise do parecer prévio do TCE.

Prefeito premiado

Apesar da situação apontada pela Corte de Contas e estar há apenas onze meses no comando da prefeitura, o prefeito David Almeida recebeu nesta semana “prêmios por excelência na administração pública” entregues pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência (Abipem) e a Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

A Abipem concedeu à Manaus o 1º lugar no prêmio Destaque Brasil de Investimentos e o 1º lugar no prêmio Destaque de Responsabilidade Previdenciária. Já a Aneprem premiou Manaus com o 1º lugar entre Estados e Capitais por Boas Práticas de Gestão Previdenciária; e ainda o 1⁰ lugar na “Categoria Segurados” e o 2º lugar na Categoria “Transformação Digital, com o Sistema de Agendamento Eletrônico (Sagem).

Vale lembrar que Arthur Neto também recebeu estes prêmios em duas ocasiões na sua gestão de oito anos, mas os números do TCE-AM apontam para uma outra avaliação.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Lula é o único dos presidenciáveis a figurar em campanha ao Governo

No primeiro dia de campanha ao Governo do Amazonas, apenas a imagem e o nome de Lula figuraram nos materiais distribuídos pelos candidatos aos eleitores.

16 de agosto de 2022

Amazonino faz postagem com proposta de combate à fome no Amazonas

Candidato pelo Cidadania que tem federação com o PSDB, Amazonino Mendes defende aumento do valor do Auxílio Estadual e a volta de programas como o 'Leite do Meu Filho".

16 de agosto de 2022

Ricardo Nicolau defende ‘complexo multiuso’ na orla do Centro de Manaus

Ao falar de oportunidades para populares sobre Turismo no Centro de Manaus, Ricardo Nicolau defendeu projeto de um complexo multiuso na orla local, se eleito.

16 de agosto de 2022

Wilson destaca empregos gerados em projetos aprovados no Codam

Em postagem no Twitter, Wilson Lima cita que 26 mil empregos foram gerados em três anos de seu mandato, por investimentos industriais aprovados no Codam.

16 de agosto de 2022

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

Requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento para o primeiro, o segundo ou ambos.

16 de agosto de 2022

Sandra faz panfletagem na ‘Manaus Moderna’ e pede votos para Braga

Sandra é a primeira suplente do marido no Senado. Caso ele seja eleito governador, é ela quem assume a vaga, assim como ocorreu em 2015, quando Braga foi ministro.

16 de agosto de 2022

Silas garante apoio da Assembleia de Deus à reeleição de Wilson

O parlamentar federal e o irmão Jonathas Câmara, que preside a Ieadam, reuniram representantes da congregação dos 61 municípios do interior do Amazonas.

16 de agosto de 2022

Candidatos ao Governo do AM mudam identidade visual das redes sociais

Nos perfis de cinco postulantes a cadeira de governador do Amazonas o destaque é para o número do candidato na urna. Cores da identidade visual da campanha estão presentes.

16 de agosto de 2022