fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Em sessão ‘miojo’, deputados criticam política ambiental de Bolsonaro

Serafim Corrêa comemorou a saída do, agora, ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Wilker Barreto usou o tempo de fala para exaltar a ZFM para manutenção da floresta.

24 de junho de 2021

Compartilhe

Para o deputada Serafim Correa, Ricardo Salles 'já foi tarde' (Foto: Divulgação)

As políticas ambiental e econômica do Governo Federal foram pautas da sessão plenária que durou pouco mais de 40 minutos, nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado Serafim Corrêa (PSB) aproveitou a tribuna para falar sobre a demissão do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“Ele já vai tarde”, declarou Serafim. O parlamentar disse ainda que Salles prestou um desserviço ao Brasil, colocando o país em uma situação difícil no cenário internacional com risco de boicote aos produtos brasileiros devido aos altos índices de desmatamento.

O parlamentar acrescentou que o pensamento do ex-ministro e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não condizem com o mundo contemporâneo.

“Para o mundo asfixiar o Brasil, eles [países] não precisam disparar uma bala. Basta dizer: eu não compro mais carne, não compro mais soja que venham de áreas que foram desmatadas, invadidas, griladas e ocupadas irregularmente”, enfatizou o deputado.

ZFM: moeda de troca internacional

Já o deputado Wilker Barreto (Podemos) criticou as tentativas do governo federal para tentar retirar os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM) por meio de decretos, medidas provisórias e emendas. Ele lembrou que o modelo econômico da região colabora para a preservação da floresta e pode ser uma barganha no mercado internacional, além de ajudar no controle climático em todo o território nacional.

“Ministro Paulo Guedes, entenda: o modelo econômico é sustentável ao país. A ZFM permite que quatro milhões de brasileiros não tenham que olhar para floresta com um olhar de sobrevivência, o olhar de extrativismo. A gente sabe que temos mais de 94% da nossa cobertura preservada, mas isso em função de um modelo econômico fiscal exitoso”, reforçou o parlamentar lembrando da recente aprovação da MP 1034/2021 no Congresso Nacional.

Por outro lado, o deputado Ângelus Filgueira (DC), reconhecido por defender os interesses de agricultores, afirmou que é preciso abrir mais facilidades para o extrativismo, para dar uma nova perspectiva ao interior. Ele é o autor de um projeto de lei que uniformiza os prazos de licenciamento ambiental avaliado negativamente por ambientalistas.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Auxílios e soluções tributárias foram destaque na Aleam durante a pandemia

Apesar da baixa quantidade de projetos propostos diretamente pelos parlamentares sobre ajuda financeira, a maioria recebeu celeridade na aprovação na Assembleia Legislativa.

23 de julho de 2021

Wilson Lima quer ‘transformar Amazonas’ com 13 projetos do Educa+

Abrangendo 13 projetos, o Educa+ busca transformar a educação em todos os 62 municípios com o intuito de formar estudantes com pensamentos mais críticos.

23 de julho de 2021

E-mails da Saúde atestam que Manaus serviu como ‘cobaia’ na pandemia

Documentos encaminhados a CPI da Covid mostram que Ministério mandou 11 médicos para Manaus no auge da segunda onda com a missão de disseminar uso do tratamento precoce.

23 de julho de 2021

Joice Hasselman é agredida e recebe solidariedade da bancada feminina

Deputada federal por São Paulo revelou que sofreu um possível 'atentado' enquanto assistia séries de televisão na sala do apartamento funcional onde mora em Brasília.

23 de julho de 2021

Criação de leis relacionadas à pandemia não foi prioridade na Aleam

Mesmo com 12% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais tratando de temas relacionados à pandemia, apenas seis deles foram transformados em Lei.

22 de julho de 2021

Flávio Bolsonaro é vacinado no Rio e agradece ao pai ‘negacionista’

Após publicar, em janeiro, post em rede social dizendo que não se vacinaria, filho do presidente foi, nesta quinta-feira, a um posto de saúde e recebeu a dose da AstraZeneca.

22 de julho de 2021

Parceria entre Governo e Infraero vai modernizar aeródromos do AM

Há 13 aeródromos em oito calhas do Amazonas. Haverá a execução de projetos, captação de recursos e fiscalização de obras aeroportuárias no Estado.

22 de julho de 2021

Tenente do Exército fala em ‘meter fogo’ em índios isolados no AM

"Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho.

22 de julho de 2021