fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

STF autoriza envio de celular de Salles aos EUA para ‘desbloqueio’

Ex-ministro do Meio Ambiente é investigado por facilitar exportação ilegal de madeira para EUA e Europa; Alexandre de Moraes, do Supremo, ordenou a perícia no aparelho.

24 de junho de 2021

Compartilhe

Ricardo Salles está na mira da PF por crimes ambientais e tentativa de obstrução das investigações (Foto: Divulgação)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou o envio do aparelho telefônico do agora ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, aos Estados Unidos para uma perícia que vai subsidiar investigações da Polícia Federal.  A decisão foi tomada no último dia 16 porque Salles entregou o aparelho bloqueado para a PF.

Ainda em maio, o ministro do STF autorizou um mandado de busca e apreensão contra Salles. A denúncia era de que o ex-chefe do Meio Ambiente facilitava exportação ilegal de madeira para os EUA e Europa. Na operação, batizada de Akuanduba, Ricardo Salles afirmou que estava sem o aparelho. A entrega do celular só ocorreu 19 dias depois, mas com o celular bloqueado.

Na decisão, o ministro determinou que a análise dos dados, depois do desbloqueio, deve ser feita pelas autoridades brasileiras. Moraes descreve ser “imprescindível” o desbloqueio do aparelho nas investigações sobre Salles, que pediu demissão do cargo de ministro do Meio Ambiente nesta quarta-feira (23). 

Com informações do Congresso em Foco

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

CPI atuou ’em todas as angústias do povo brasileiro’ avalia Confúcio

24 de julho de 2021

Bancada gastou R$ 5,2 milhões com verba de gabinete em Brasília

Verba é destinada para a contratação de funcionários diretamente por cada um dos deputados do Amazonas em Brasília ou em escritórios montados no Estado.

24 de julho de 2021

Aleam concede 28 autorizações de viagens no recesso parlamentar

Após o início do recesso parlamentar a Aleam autorizou o pagamento de viagens e diárias para servidores da Casa. Destinos no Sul e Sudeste e Tabatinga foram os preferidos.

23 de julho de 2021

Luis Miranda chora após fim da parceria entre Precisa e Bharat Biotech

Chorando, o deputado Luis Miranda questionou ser chacota dos colegas e estar no conselho de Ética após depoimento à CPI da Covid-19.

23 de julho de 2021

David prorroga ‘Auxílio Manauara’ e amplia para outras 410 famílias

A prorrogação do auxílio será por mais três meses e foi anunciada nesta sexta-feira (23) pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Benefício vai comtemplar mais 410 famílias.

23 de julho de 2021

Bi Garcia confirma propostas para ser candidato a vice-governador

Embora esteja focado na administração municipal, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, disse que tem avaliado propostas para compor uma chapa como vice-governador nas eleições.

23 de julho de 2021

Deputado quer auxílio para catadores no valor de R$ 275, no AM

Estudo apresentado pelo parlamentar estima que catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no país e que a categoria trabalha em meio ao risco.

23 de julho de 2021

Lideranças do DEM e do PP no Amazonas divergem sobre ‘superpartido’

Enquanto Pauderney Avelino (DEM) nega a fusão entre os partidos, Belarmino Lins (PP) não descarta a possibilidade de criação do 'superpartido'.

23 de julho de 2021