fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Em redes sociais deputados falam do potencial econômico da Amazônia

Em homenagem ao dia 5 de setembro parlamentares enfatizam importância econômica da floresta Amazônica para o mundo, falam de sustentabilidade e de contextos históricos.

5 de setembro de 2021

Compartilhe

Deputados federais homenageiam a Amazônia e o Amazonas em suas redes sociais. (Foto: Reprodução)

Menções ao potencial econômico da Amazônia para o país e para o mundo a partir de ações sustentáveis e parabenizações ao Amazonas pela elevação à categoria de Província, marcaram as homenagens registradas pelos deputados federais amazonenses por meio das redes sociais, neste domingo (5).

O deputado Marcelo Ramos (PR), enfatizou a importância da preservação do bioma Amazônia, para manter a floresta em pé, proteger os rios, a fauna e a flora. Na mídia veiculada o parlamentar afirma que os recursos naturais mantidos de forma sustentável possibilitam o retorno do desenvolvimento para o país, assim como a atração de investimentos internacionais e mercados abertos aos produtos brasileiros.

“Regulamentar o mercado de carbono é um caminho rumo à sustentabilidade, ao futuro do planeta e à conservação da Amazônia, que pede socorro todo ano. Floresta em pé é economia nas alturas – 5 de setembro dia da Amazônia”, cita trecho do vídeo.

Em suas redes sociais, o deputado Zé Ricardo (PT) também registrou um vídeo com uma mensagem musical com imagens que retratam a região Amazônica. O tema da música é “Amazônia é Brasil”, de autoria de Melvino Jesus, grupo Raízes Caboclas.

Já o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade) relatou, também em vídeo, uma curiosidade, ao citar a história do Frei José dos Inocentes, citado pelo parlamentar como um dos herois da independência do Amazonas. O parlamentar não citou o Dia da Amazônia;

José Batista Mardel foi soldado e estudou para ser padre mas se apaixonou por uma moça e depois de casado viu a esposa falecer de parto. Voltou ao convento dos carmelitas e adotou o nome de Frei José dos Santos Inocentes.

“Servindo em Manaus liderou o movimento de 1832 – a Revolta Autonomista de Lages que pregava a autonomia de Manaus em relação ao Grão Pará. Depois de preso quando tentava chegar à Côrte Frei José foi degradado para pregar no alto Rio Negro e no Rio Branco. Ele faleceu em Manaus em 1852 e ainda pode ver seu sonho de emancipação realizado através da Lei 582, de 5 de setembro de 1850 que elevou a comarca do alto Amazonas à categoria de Província . Frei José dos Inocentes é um heroi da história do Amazonas”, disse Saraiva.

O Capitão Alberto Neto (PRB) também relatou um pouco da história da elevação do Amazonas à categoria de Província e destacou que o fato proporcionou independência econômica e cultural ao estado. Também não falou de Amazônia em sua postagem.

“Com isso, nosso estado teve independência financeira e cultural, estratégica para o país porque o estado estava sendo saqueado por estrangeiros que levavam nossas riquezas para outros países, coisas que infelizmente acontecem até os dias atuais. Hoje também se comemora o dia da Amazônia que também ficou ligado à preservação ambiental, o que é estratégico não só para o país mas para o mundo. É muito orgulho de ser amazonense”, concluiu.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Justiça nega recurso de David Reis contra liminar que suspendeu ‘puxadinho’

David havia entrado com recurso no TJAM sustentando que o procedimento de licitação para construção do puxadinho tem obedecido todas as formalidades legais.

24 de setembro de 2021

Reforma Eleitoral contempla negritude no Brasil, avalia Instituto Afro

Mulheres e pessoas negras eleitas terão peso em dobro para partidos no fundo eleitoral de 2022 a 2030, conforme PEC da Reforma Eleitoral aprovada esta semana pelo Senado.

24 de setembro de 2021

Wilson reúne com Governo Federal sobre audiências públicas da BR-319

As audiências são o momento em que a população tem a oportunidade de conhecer o empreendimento e apresentar as dúvidas e opiniões sobre as obras na BR-319.

24 de setembro de 2021

Guarda Municipal terá granadas e aspersores de gás de pimenta

Casa Militar autorizou a compra, sem licitação, de um lote de granadas de gás lacrimogêneo e aspersores de gás de pimenta para equipar a Guarda Municipal de Manaus.

24 de setembro de 2021

Aleam faz caridade com parte do salário dos servidores

Servidores que aderirem ao Programa Assembleia Participativa terão que contribuir com pelo menos 1% do salário mínimo. Aleam informa que todos podem cancelar a adesão.

24 de setembro de 2021

TSE adia mais uma vez julgamento do último recurso de ‘Adailzinho’

Em março deste ano, a corte regional rejeitou recurso de Adail Filho e manteve a cassação. Se o TSE recusar o recurso dele, novas eleições serão realizadas em novembro.

24 de setembro de 2021

Wilson lança plano que amplia oferta de consultas e exames na rede estadual

Ampliação inicia pelo Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, com oferta de quase 98,5 mil exames e consultas por mês, nos projetos Consulta+ e Examina+, anunciados hoje.

24 de setembro de 2021

Omar revela intenção de encerrar trabalhos da CPI na próxima semana

Os trabalhos da CPI da Covid foram prorrogados até novembro, mas cúpula dirigente quer encerrar a investigação, no máximo, na primeira semana de outubro.

24 de setembro de 2021