fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Em redes sociais deputados falam do potencial econômico da Amazônia

Em homenagem ao dia 5 de setembro parlamentares enfatizam importância econômica da floresta Amazônica para o mundo, falam de sustentabilidade e de contextos históricos.

5 de setembro de 2021

Compartilhe

Deputados federais homenageiam a Amazônia e o Amazonas em suas redes sociais. (Foto: Reprodução)

Menções ao potencial econômico da Amazônia para o país e para o mundo a partir de ações sustentáveis e parabenizações ao Amazonas pela elevação à categoria de Província, marcaram as homenagens registradas pelos deputados federais amazonenses por meio das redes sociais, neste domingo (5).

O deputado Marcelo Ramos (PR), enfatizou a importância da preservação do bioma Amazônia, para manter a floresta em pé, proteger os rios, a fauna e a flora. Na mídia veiculada o parlamentar afirma que os recursos naturais mantidos de forma sustentável possibilitam o retorno do desenvolvimento para o país, assim como a atração de investimentos internacionais e mercados abertos aos produtos brasileiros.

“Regulamentar o mercado de carbono é um caminho rumo à sustentabilidade, ao futuro do planeta e à conservação da Amazônia, que pede socorro todo ano. Floresta em pé é economia nas alturas – 5 de setembro dia da Amazônia”, cita trecho do vídeo.

Em suas redes sociais, o deputado Zé Ricardo (PT) também registrou um vídeo com uma mensagem musical com imagens que retratam a região Amazônica. O tema da música é “Amazônia é Brasil”, de autoria de Melvino Jesus, grupo Raízes Caboclas.

Já o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade) relatou, também em vídeo, uma curiosidade, ao citar a história do Frei José dos Inocentes, citado pelo parlamentar como um dos herois da independência do Amazonas. O parlamentar não citou o Dia da Amazônia;

José Batista Mardel foi soldado e estudou para ser padre mas se apaixonou por uma moça e depois de casado viu a esposa falecer de parto. Voltou ao convento dos carmelitas e adotou o nome de Frei José dos Santos Inocentes.

“Servindo em Manaus liderou o movimento de 1832 – a Revolta Autonomista de Lages que pregava a autonomia de Manaus em relação ao Grão Pará. Depois de preso quando tentava chegar à Côrte Frei José foi degradado para pregar no alto Rio Negro e no Rio Branco. Ele faleceu em Manaus em 1852 e ainda pode ver seu sonho de emancipação realizado através da Lei 582, de 5 de setembro de 1850 que elevou a comarca do alto Amazonas à categoria de Província . Frei José dos Inocentes é um heroi da história do Amazonas”, disse Saraiva.

O Capitão Alberto Neto (PRB) também relatou um pouco da história da elevação do Amazonas à categoria de Província e destacou que o fato proporcionou independência econômica e cultural ao estado. Também não falou de Amazônia em sua postagem.

“Com isso, nosso estado teve independência financeira e cultural, estratégica para o país porque o estado estava sendo saqueado por estrangeiros que levavam nossas riquezas para outros países, coisas que infelizmente acontecem até os dias atuais. Hoje também se comemora o dia da Amazônia que também ficou ligado à preservação ambiental, o que é estratégico não só para o país mas para o mundo. É muito orgulho de ser amazonense”, concluiu.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson e Queiroga participam de mobilização contra Covid-19 em Manaus

Mobilização de ações contra a Covid-19, com a vacinação e a testagem da população em larga escala, acontecem simultaneamente nos sete estados da região Norte neste sábado.

21 de janeiro de 2022

Carol Braz e Luiz Castro dão primeiro passo na disputa por Governo e Senado

Carol desfiliou-se do PSC para disputar o governo do Amazonas pelo PDT, enquanto Luiz deixou a Rede para tentar pela segunda vez chegar ao Senado Federal.

21 de janeiro de 2022

Prefeito de Parintins, Bi Garcia revela que testou positivo para Covid-19

Nas redes sociais o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, revelou que sentiu sintomas leves na noite desta quinta-feira e resolveu fazer um exame que confirmou a doença.

21 de janeiro de 2022

Bolsonaro chega ao velório da mãe, que morreu aos 94 anos em São Paulo

Olinda, que sofria com Alzheimer, morreu aos 94 anos na madrugada desta sexta. Ela estava internada em um hospital de São Paulo e a causa da morte não foi divulgada.

21 de janeiro de 2022

Lula segue na liderança do primeiro turno com 42%; Bolsonaro tem 28%

Esta rodada, no entanto, trouxe um fato novo: Lula entrou na zona do empate técnico em comparação ao somatório das intenções de voto dos demais candidatos.

21 de janeiro de 2022

TRE autoriza desfiliação de Marcelo Ramos do Partido Liberal

Marcelo Ramos confirmou que a partir de agora está formalmente fora do PL. O vice-presidente da Câmara Federal afirmou que deve anunciar um novo partido em breve.

21 de janeiro de 2022

MPAM expede recomendação contra nepotismo na Prefeitura de Canutama

Promotoria do MPAM de Canutama recomendou que o Município exonere agentes públicos que tenham algum parentesco com o prefeito e o vice-prefeito, em até 30 dias.

21 de janeiro de 2022

Partido de Bolsonaro tem de Tiririca a líder da bala no Congresso

Além de um numeroso grupo de candidatos leais a Bolsonaro e alinhados ao ideário do atual presidente, o PL deve chamar a atenção durante as eleições pela composição eclética.

21 de janeiro de 2022