fbpx

sábado, 25 de setembro de 2021

Dia da Amazônia: preservação deve ser prioridade de candidatos em 2022

Pesquisa divulgada na véspera do Dia da Amazônia pelo PoderData mostra que a grande maioria dos brasileiros vai considerar os planos de preservação do bioma na hora de votar.

5 de setembro de 2021

Compartilhe

A expansão do agronegócio é uma ameaça à preservação da floresta (Foto: Divulgação)

Em um ano em que o Dia da Amazônia, celebrado neste domingo (5 de setembro), convida muito mais à reflexão do que à comemoração, uma pesquisa do PoderData mostra que a proteção da floresta é considerada prioridade para os brasileiros na hora de escolher um candidato a presidente em 2022, na contramão do que vem demonstrando na prática o atual Governo Federal.

Os números da pesquisa, divulgados neste sábado (4), apontam que 80% dos brasileiros levarão em consideração as propostas de proteção à maior floresta tropical do mundo na hora de escolher em quem votar.

Da mesma forma, apenas 15% consideram que o tema não deve ser prioritário e outros 5% não souberam responder.

A pesquisa mostra ainda que mais da metade dos brasileiros (58%) tendem a escolher um candidato à presidência que apresente um plano específico para proteger a Amazônia, bioma primordial para o equilíbrio do clima no mundo.

Os que disseram não fazer diferença que o próximo presidente apresente um plano para garantir a preservação da Amazônia representam pouco menos de um terço dos brasileiros (31%), segundo a pesquisa.

Apenas 2%, contudo, diminuiriam sua intenção de votar em um candidato, caso ele apresente um plano específico para a conservação da Floresta Amazônica. Outros 9% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada a pedido do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Nortistas querem mais proteção à Amazônia

Quando seccionada por região, a pesquisa mostra que os nortistas levarão mais em conta um plano de preservação da Amazônia (82%) do que a média geral do País (80%).

Da mesma forma, os moradores da região Norte são os que mais consideram que a preservação da Amazônia é fundamental para o desenvolvimento do Brasil (81%), contra 71% da média nacional.

De qualquer forma, a pesquisa acende um alerta para quem deseja se candidatar a presidente no ano que vem. O mesmo alerta dado este ano pelo relatório da ONU sobre mudança climática: a preservação da Amazônia é importante não somente para o Brasil, mas para o equilíbrio de todo o planeta.

Quem insistir em seguir na contramão dessa prioridade, corre enorme risco de ser menos votado em 2022.

Texto: Omar Gusmão, com informações do PoderData

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Médico e ex-parlamentar do PT, Carlos Neder, morreu neste sábado

Neder estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital São Camilo, em São Paulo, teve o quadro agravado nos últimos dias e neste sábado faleceu, vítima da Covid-19.

25 de setembro de 2021

Atos anti-democráticos e pandemia foram os desafios da gestão Fux

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, fez um balanço, neste sábado, do primeiro ano da gestão dele a frente da Corte Constitucional brasileira.

25 de setembro de 2021

Após vídeo dos cachorros, Rodrigo Guedes afirma estar tranquilo

Rodrigo Guedes disse que ao utilizar as imagens em suas redes sociais não teve a intenção de atacar os vereadores, mas de comparar o comportamento dos animais à política.

25 de setembro de 2021

Decisão judicial obriga Estado a reformar Instituto de Identificação

Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo é o responsável pela emissão das carteiras de identidade da população civil do Amazonas

25 de setembro de 2021

Congresso Nacional analisa veto de Bolsonaro a federação partidária

Presidente vetou projeto que cria a possibilidade de federação partidária alegando que proposta criaria possibilidade análoga às coligações, que são proibidas por lei.

25 de setembro de 2021

CPI da Covid vota convocação de empresário ligado a Precisa

Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid quer saber das conexões do empresário Kassyo Santos Ramos com a Barão Tur, empresa ligada a Precisa Medicamentos.

25 de setembro de 2021

Marcelo Ramos ameaça tirar Auxílio Brasil da pauta do Congresso Nacional

Vice-presidente do Congresso, Marcelo Ramos afirma que Senado tem que votar primeiro o projeto de lei que altera regras do Imposto de Renda antes de votar o Auxílio Brasil.

25 de setembro de 2021

Coiab comemora e Silas lamenta proibição de missões religiosas em aldeias

Barroso deferiu parcialmente o pedido: ele vetou a entrada, mas autorizou a permanência dos religiosos que já estão nas aldeias. Juristas evangélicos recorrerão da decisão.

24 de setembro de 2021