fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Em Manaus, Bolsonaro culpa estados pela alta dos combustíveis

Bolsonaro voltou a responsabilizar governadores pelo aumento dos preços dos combustíveis. Mas desconsiderou que no AM as alíquotas de ICMS são as mesmas há 25 anos.

27 de outubro de 2021

Compartilhe

Bolsonaro desconhece que no Amazonas as alíquotas sobre os combustíveis são as mesmas desde 1997: 18% sobre o diesel e 25% sobre a gasolina (Foto: Divulgação)

O presidente da República , Jair Bolsonaro (sem partido), voltou a culpar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), arrecado pelos estados, pelos constantes aumentos dos combustíveis no país. A declaração foi feita, nesta quarta-feira (28), em Manaus, onde o presidente está desde ontem para participar de um evento da Igreja Assembleia de Deus.

O presidente disse que o ICMS deveria ser cobrado de forma fixa e pegar aqueles estados que estão exagerando. “O que está faltando é cumprir uma emenda constitucional de 2001 onde diz que o valor do ICMS tem que ser nominal. No caso dos governadores, eles têm um percentual e alguns governadores falam que o valor é o mesmo desde 2019. O que é o mesmo é o percentual e não o valor”, disse Bolsonaro.

No entanto, Bolsonaro ocultou que no caso do Amazonas as alíquotas sobre os combustíveis são as mesmas desde 1997. É cobrado 18% sobre o diesel e 25% sobre a gasolina.

No início do mês, depois que o presidente da Câmara sinalizou que iria pautar um projeto de lei para cobrar o ICMS a partir da variação do preço dos combustíveis nos dois anos anteriores, o secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio, disse que a proposta fará despencar a arrecadação do Amazonas.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

BID aprova empréstimo de 80 milhões de dólares para o Prosamin+

Processo segue para o Senado para a aprovação da Operação de Crédito Internacional pela União, antes da assinatura do contrato

2 de dezembro de 2021

Plínio quer saber de onde partiu ordem de queimar flutuantes no rio Madeira

Plínio Valério acredita que o governo brasileiro, em termos de mineração, vem sendo levado a cumprir leis "paridas" na Europa por "forças estranhas".

2 de dezembro de 2021

Senado aprova André Mendonça para ocupar vaga de ministro no STF

O próximo passo para a entrada de Mendonça no STF é a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU), em um decreto assinado pelo chefe do Executivo.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Justiça do Senado aprova André Mendonça para o STF

Após 4 meses de espera, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a indicação de André Mendonça ao STF. Placar foi de 18 votos a favor e 9 contra.

1 de dezembro de 2021

Câmara adia votação de projetos para homenagear secretário de David

O secretário de feiras Renato Júnior recebeu a medalha de ouro Guilherme Moreira na área de comércio. Sessão solene inviabilizou votação de pauta com 14 projetos de lei.

1 de dezembro de 2021

PDT flerta com Carol Braz de olho no Governo do Amazonas em 2022

Carol Braz confirmou ao RealTime1 que terá reunião nesta quinta-feira (2) com o presidente do PDT Nacional, Carlos Luppi, sobre o convite para se filiar ao partido.

1 de dezembro de 2021

Clientes devem ser notificados antes de vistoria em medidores de água ou luz

Projeto de lei foi de autoria dos deputados Sinésio Campos, Carlinhos Bessa e Dermilson Chagas, que são membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Amazonas Energia.

1 de dezembro de 2021

Wilson anuncia entrega da AM-070 duplicada para o dia 20 de dezembro

Governador fez o anúncio enquanto fiscalizava a pavimentação dos últimos 300 metros da estrada; próxima etapa é a instalação de 11 quilômetros de sinalização da rodovia.

1 de dezembro de 2021