sexta-feira, 19 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Eleição Geral testará lei que combate violência política contra a mulher

Para acompanhar emprego da lei no pleito de outubro, o Comitê de Combate a Corrupção e Caixa 2 Eleitoral criou o grupo de mulheres de combate à violência política de gênero.
COMPARTILHE
Violência

As eleições gerais de 2022 terão o primeiro teste de fogo da Lei nº 14.192, sancionada no ano passado para coibir a violência política de gênero contra a mulher. Para acompanhar aplicação da lei no pleito de outubro, o Comitê de Combate a Corrupção e Caixa 2 Eleitoral da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM) criou um grupo de mulheres que estarão fiscalizando e cobrando as sanções possíveis a quem infringir as normas.

A advogada Aparecida Veras, uma das integrantes do grupo, afirmou que a lei representa um avanço porque o Brasil deixou a lista de países que não tinham uma legislação que punisse esse tipo de conduta que ocorre, segundo ele, corriqueiramente, afastando as mulheres ou pelo menos tornando mais difícil e penosa sua permanência na vida política.

Veras explica que que as ações do grupo ocorrerão antes e durante o pleito, mas que a efetividade da norma dependerá da conscientização e engajamento, sobretudo das mulheres, no sentido de cobrarem ações e decisões que possam materializar os objetivos da lei que é combater esse risco de violência.

Ainda segundo a advogada, a lei prevê penas que vão de dois meses a um ano e pagamento de 120 a 150 dias de multas. Ela alerta que a violência política pode se manifestar de forma simbólica, quando uma mulher é preterida de compromissos públicos e políticos referente ao cargo que ela ocupa. 

“A mulher sofre todos os dias desde a violência simbólica, aquela que ignora, que menospreza suas ações e sua presença no parlamento, nos ambientes políticos, passando pela violência moral, o assédio sexual, a medida que tem suas falas silenciados, seus corpos estigmatizados, sua aparência atacada como forma de atingir sua competência”, complementou.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Para a pré-candidata à Câmara dos Deputados, ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), a lei pode intimidar e evitar muitas ações de violência contra a mulher nestas eleições.

A ex-senadora lembra o ataque que foi vítima em 2012, quando cabos eleitorais a recepcionaram tacando ovos nela quando chegou a um debate eleitoral promovido por uma televisão local. Na época, Vanessa disputava a prefeitura de Manaus com Arthur Neto (PSDB) e condiciona a agressão sofrida naquele dia à sua condição de mulher.

“Grande parte dos ataques em 2012 tentaram, subliminarmente, a fraqueza da mulher, a falta de pulso. Me comparavam a marionete e que eu não teria capacidade, insegura. Todas as vezes que saio candidata a cargos majoritários, o bombardeio é grande. O objetivo [dos ataques] é lhe tirar do páreo. Fazer com que você desista”, conta Grazziotin.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

COMPARTILHE