fbpx

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Distribuição de vacinas no interior atende à quantidade de indígenas

Uma verdadeira operação de "guerra" está sendo montada para a distribuição dos "kits" com vacinas e seringas. Um avião anfíbio seguiu hoje para quatro municípios do Estado.

20 de janeiro de 2021

Compartilhe

Número de indígenas aldeados foi o principal critério adotado pelo Ministério da Saúde para a distribuição das doses (Foto: Reprodução)

Com 27.968 doses disponíveis, São Gabriel da Cachoeira foi o município do interior do Amazonas que recebeu a maior quantidade da vacina contra a Covid-19.

O critério de distribuição cumpre determinação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que definiu os indígenas que vivem em aldeias, como o grupo prioritário para receber o imunizante.

São Gabriel da Cachoeira é o município com o maior número de indígenas aldeados país. Dados do IBGE apontam que, em 2010, a cidade contava com um população de 29.017 indígenas.

Ainda pelo critério obrigatório, Tabatinga é o segundo município do interior a receber maior quantidade de doses, com um total de 20.745, seguido por São Paulo de Olivença, com 17.850.

Ambas as cidades também estavam no ranking entre as três com mais índios aldeados em 2010 segundo o IBGE. De acordo com os dados, Tabatinga tinha 14.855 indígenas. Já São Paulo de Olivença tinha um pouco mais: 14.974.

Operação de “guerra”: aviões, helicópteros e lanchas

Para agilizar a distribuição das doses para os municípios do interior, o governo do estado está utilizando, além de vôos fretados, aeronaves da Força Área Brasileira. Nos municípios que não possuem pistas de pouso, estão sendo utilizadas aviões anfíbios e lanchas da Casa Militar.

Na manhã desta quarta-feira (20/01), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) enviou 7.804 doses da Coronavac para os municípios de Tapauá, Canutama, Humaitá e Pauini.

Os kits com a vacina e seringas estão sendo transportados por uma aeronave modelo Caravan Anfíbio C208, e o voo para os quatro destinos deve levar 4h30.

A quantidade de doses disponibilizadas nesta primeira remessa talvez, no entanto, de acordo com entidades que trabalham com indígenas, ainda é pequena pra atender toda essa população.

Confira a quantidade de doses a serem distribuídas por município:

* Números divulgados pelo Governo do Amazonas

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Inscrições gratuitas: Amom abre novo edital para vaga de R$ 2 mil

O candidato deve ter concluído o ensino médio ou superior, dependendo da vaga. Todos os procedimentos, desde a inscrição, provas e entrevistas serão de forma on-line.

28 de fevereiro de 2021

PGR pede impugnação da ação de partidos contra Conselho da Amazônia

O PT e o PSB alegaram que a nova constituição do Conselho da Amazônia seria uma tentativa do Governo Federal para interferir na autonomia dos governos estaduais da região.

27 de fevereiro de 2021

Lira quer reunião com governadores para discutir orçamento da União

O presidente da Câmara em Brasília convidou governadores a contribuírem na redação do Orçamento, ainda não aprovado na Casa, afim de mitigar problemas econômicos nos estados.

27 de fevereiro de 2021

Repetição de cargos na mesa diretora é inconstitucional, diz Aras

Na Assembleia Legislativa do AM, na última eleição da Mesa, a segunda vice-presidente, Mayara Pinheiro e o secretário-geral Delegado Péricles foram reconduzidos aos cargos.

27 de fevereiro de 2021

Enchente: Governo prevê anistia a dívidas de produtores com Afeam

Projeto de anistia a ser enviado à Aleam contempla produtores que foram atingidos pela enchente nas calhas dos rios Purus, Juruá e Madeira.

27 de fevereiro de 2021

Derrubada teto de gastos deve piorar o caos com a cheia no interior

Os municípios do interior do Amazonas se preparam para uma cheia histórica e podem ser os mais prejudicados caso haja aprovação do texto original da PEC Emergencial.

26 de fevereiro de 2021

Citando injustiça e ‘likes’, Marcelo Ramos defende PEC da Impunidade

Para Marcelo Ramos, quem é contra a PEC que limita as possibilidades de prisão de parlamentares age com 'absoluta injustiça' ao se referir ao texto como 'PEC da Impunidade'.

26 de fevereiro de 2021

Nas redes sociais, Jaiza Fraxe fala em vacina para animais domésticos

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

26 de fevereiro de 2021