fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Dia dos Professores: deputados pouco ajudaram educação do Amazonas

Em pleno Dia dos Professores, categoria questiona a falta de diálogo com o poder público e falta de auxílio da Comissão de Educação da Aleam nas demandas dos educadores.

15 de outubro de 2021

Compartilhe

Comissão de Educação da Aleam tem 33 matérias em tramitação emperradas na Casa (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia dos Professores, categoria reconhecida pela luta constante por mais valorização e reconhecimento. E não foi diferente neste período de pandemia, quando os educadores sofreram com as dificuldades impostas pela disseminação da Covid-19 em todo o Estado.

No entanto, a categoria, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), recebeu pouco apoio de quem poderia ajudar de forma mais direta: a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Ana Cristina Rodrigues, presidente do Sinteam, disse ao RealTime1 que o acesso à comissão é desafiador.

”A comissão não reúne frequentemente com o Sinteam. Houve algumas reuniões pontuais com membros da comissão neste período de pandemia, mas nada foi encaminhado. Além disso, nunca conseguimos reunir com todos os membros da comissão, é sempre a Therezinha ou o Sinésio”, frisou Ana, referindo-se sobre os deputados que fazem parte da Comissão de Educação da Aleam.

Inoperância da comissão

No site da Aleam, no espaço dedicado à Comissão de Educação não constam dados sobre atividades ou reuniões dos parlamentares que a integram – Therezinha Ruiz (PSDB), presidente; Sinésio Campos (PT), vice-presidente e dos deputados Carlinhos Bessa (PV), Fausto Junior (MDB) e Dermilson Chagas (Podemos). Inclusive, em junho, o RealTime1 já havia denunciado a inutilidade e a inoperância das comissões temáticas da Casa.

O ”distanciamento” de toda comissão para com os representantes da categoria é algo que levanta alguns questionamentos para o Sinteam.

”Eu tenho dúvidas se a comissão reúne periodicamente. Porque se eles reunissem seria mais fácil haver esse encontro entre o Sinteam e a Comissão de Educação. Acredito que só a Therezinha ainda se movimente mas sem ouvir a demanda da categoria”, criticou a presidente do Sindicato.

Ainda de acordo com o Sinteam, a Comissão, que tem como objetivos principais lutar pela política educacional e analisar as condições de funcionalidade do sistema a ela inerente, além de servir como ouvidoria para receber denúncias e sugestões sobre a educação no Estado, não tem se mostrado presente para dar ouvidos às demandas dos educadores.

”O sindicato encaminhou mais de 20 ofícios à Seduc pedindo audiência para tratar pautas da categoria e a comissão poderia ajudar a intermediar esse encontro, mas não fez”, denunciou Ana.

Angélica Dias, que é professora e integra a Divisão de Formação do Magistério (DDPM/Semed), também reclamou da falta de diálogo e transparência da Aleam para com os servidores da Educação.

”Nós ficamos sem retorno dessas milhões de promessas como o Fundeb, nós não temos transparência, a comissão não dialoga com quem deveria dialogar”, frisou Angélica.

O RealTime1 ainda aguarda resposta da assessoria da deputada Therezinha Ruiz sobre a frequência das reuniões da comissão, sobre as declarações do Sinteam e sobre as 33 matérias em tramitação disponíveis no site da Aleam que aguardam parecer do colegiado de cinco deputados.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Servidores da Aleam ganham reajuste salarial de até 38% a partir de janeiro

O reajuste acontecerá de maneira progressiva e chegará até 38%, conforme destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV).

2 de dezembro de 2021

Hissa, Meike e Orsine vão disputar vaga na Câmara Federal em 2002

PDT começou a fechar os nomes que irão compor a chapa do partido na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Novidade é o nome do jornalista Meike Farias.

2 de dezembro de 2021

Luppi quer Carol Braz e Luiz Castro liderando chapa do PDT em 2022

Presidente do PDT, Carlos Luppi convidou, nesta quinta-feira, Carol Braz para ser a candidata do partido ao Governo do Estado. Luiz Castro brigaria por uma vaga no Senado.

2 de dezembro de 2021

Marcellus Campêlo apresenta nova etapa do Prosamin+ a Marcos Rotta

Para o vice-prefeito e secretário de Obras, Marcos Rotta, a nova etapa do Prosamin+, apresentada nesta quinta, se supera pelas soluções urbanísticas planejadas para Manaus.

2 de dezembro de 2021

PEC dos Precatórios é aprovada com voto favorável dos senadores do AM

Plínio Valério, Omar Aziz e Eduardo Braga votaram pela aprovação do texto que abre espaço fiscal no Orçamento da União para o pagamento do programa Auxílio Brasil.

2 de dezembro de 2021

Rachadinha: aguardando decisão, Silas celebra ‘ministro evangélico’

Julgamento sobre possível prática de rachadinha por Silas Câmara já foi adiado diversas vezes. Chegada de André Mendonça ao STF pode brecá-lo mais uma vez

2 de dezembro de 2021

Forças de segurança começam a chegar em Coari para garantir eleição

Município de Coari terá eleição suplementar no próximo domingo em clima de altíssima tensão entre os candidatos principais, que trocam ofensas e agressões diariamente.

2 de dezembro de 2021

Presidente do TCE-AM vai à Colômbia para encontro de controladores

Especialistas falarão sobre inteligência artificial e computação quântica no trabalho de controle fiscal, bem como a gestão de instituições de auditoria em direitos humanos.

2 de dezembro de 2021