fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Crise de Manaus é motivo para denunciar Bolsonaro ao Tribunal de Haia

Presidente da República será denunciado por crime de lesa humanidade no Tribunal Penal Internacional, que funciona na cidade de Haia, na Holanda.

16 de setembro de 2021

Compartilhe

O desabastecimento de oxigênio em Manaus e a falta de política de proteção dos povos indígenas vão complicar a situação de Bolsonaro (Foto: Bruno Kelly/Reuters)

O desabastecimento de oxigênio e a explosão de casos de Covid-19 em Manaus, em janeiro deste ano, e a falta de políticas de proteção das populações indígenas serão os motivos apontados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 para denunciar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, por crime de lesa humanidade. Além dele, também serão denunciados pelo mesmo crime o ex-Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e a secretária de Gestão do Trabalho do ministério, Mayra Pinheiro, a ‘Capitã Cloroquina’.

A denúncia, que constará do relatório final da comissão, foi acertada entre o relator, senador Renan Calheiros (MDB/AL), e os demais membros do G7, grupo majoritário formado por senadores independentes e de oposição ao governo.

“No estado do Amazonas teve implantação clara da imunidade de rebanho. Chegou a ter mais de 200 mortes em apenas um dia. A população clamava por oxigênio e, em vez de mandarem oxigênio, mandaram 120 mil comprimidos de cloroquina”, disse a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). “Isso é crime contra a humanidade, isso é crime grave. O relatório deverá ser enviado ao Tribunal de Haia”, acrescentou.

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), informou que a última brasileira a compor a Corte de Haia, a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Helen Gracie Northfleet, será uma das signatárias da denúncia formulada pela CPI. “Ela se dispôs a assinar e reforçar, desta forma, a denúncia por crime contra a humanidade”, revelou Randolfe.

Na tarde desta quarta-feira (15), os senadores da comissão se encontraram com uma equipe de juristas, coordenada pelo advogado penalista Miguel Reale Júnior, que forneceu à comissão as bases jurídicas para caracterizar os crimes cometidos pelas 23 pessoas que são investigadas pela CPI.

Texto: Gerson Severo Dantas, com informações do Congresso em Foco

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Luta antiga e futuro incerto: corte no orçamento afeta diretamente a Amazônia

Pesquisadores acreditam que o corte de verbas para C&T acabará sendo direcionado para o agronegócio, que, segundo eles, vem sendo a causa do desmatamento na Amazônia.

15 de outubro de 2021

Jornalistas Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino serão citados na CPI

Os dois produziam discurso antivacina em veículos de comunicação e defenderam as teses negacionistas de Jair Bolsonaro durante a crise sanitária.

15 de outubro de 2021

Dia dos Professores: deputados pouco ajudaram educação do Amazonas

Em pleno Dia dos Professores, categoria questiona a falta de diálogo com o poder público e falta de auxílio da Comissão de Educação da Aleam nas demandas dos educadores.

15 de outubro de 2021

Governo destaca ações de 2021 pela valorização dos servidores da Educação

Entre as medidas está o envio de um projeto de lei que visa pagar 14º e 15º salários aos servidores da área. A pauta ainda não tem data para ser votada na Aleam.

15 de outubro de 2021

CPI da Covid: senadores ouvem último depoente na segunda-feira

A CPI ouviria um número maior de convocados, mas nem todos seriam necessariamente ouvidos já que o presidente da CPI, Omar Aziz, decidiu realizar apenas mais uma oitiva.

15 de outubro de 2021

ICMS sobre combustíveis: Rodrigo Pacheco quer ouvir governadores

A Câmara já aprovou o projeto de lei que torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível. O projeto ainda precisa ser votado pelos senadores.

15 de outubro de 2021

Ministério Público pede anulação de licença do ‘Linhão de Tucuruí’

Ministério Público viu irregularidades no processo de licenciamento ambiental para liberação da obra do 'Linhão' por falta de consulta prévia ao povo Waimiri Atroari.

15 de outubro de 2021

Pesquisadores veem retrocesso de 20 anos após corte de R$ 600 milhões

O RealTime1 ouviu pesquisadores que, ao longo dos anos de carreira dedicados à ciência e tecnologia, estão empenhados em projetos realizados no Amazonas.

15 de outubro de 2021