fbpx

sexta, 20 de maio de 2022

CPI da Covid-19: chegou a hora e a vez dos defensores da cloroquina

Depois de Nísia Yamaguchi, a próxima sessão com especialistas será no dia 11 de junho, quando deverão ser ouvidos Cláudio Maierovitch e Nathália Pasternak.

1 de junho de 2021

Compartilhe

Nise, que não é pesquisadora, foi uma das primeiras a recomendar o uso do medicamento (Foto: Reprodução)

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 do Senado Federal ouvirá, nesta terça-feira (1º/6), a médica Nise Yamaguchi, uma das ideólogas do uso de cloroquina e ivermectina no tratamento precoce da doença no País. Nise, que não é pesquisadora, foi uma das primeiras a recomendar o uso do medicamento e se tornou uma das poucas defensoras deste método, cujo efeito não é comprovado em pesquisas científicas.

De acordo com o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), serão quatro sessões dedicadas a ouvir médicos especialistas em infectologia e virologia e, ainda, pesquisadores de áreas afins à saúde coletiva. Ainda segundo Aziz, as oitivas serão divididas e dedicadas a ouvir quatro favoráveis ao uso da cloroquina e ivermectina no tratamento da doença em duas sessões e, outras duas, ouvirão profissionais contrários a esse tratamento.

“Esperamos tirar uma posição sobre o uso desses medicamentos. A maioria dos senadores não tem conhecimento sobre medicina para dizer se funciona ou não”, explicou o presidente.

A depoente de terça

Nise Yamaguchi é apontada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta como a principal conselheira do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o uso da cloroquina. Em depoimento na CPI, Mandetta disse que foi chamado a uma reunião com Bolsonaro e Nise na qual a minuta de um decreto alterava a bula da cloroquina para permitir o uso contra a Covid-19.

Esse depoimento foi reforçado pelo presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. “Ela (Nise) parecia mobilizada para regularizar o uso da cloroquina”, afirmou em depoimento na CPI.

Depois de Nísia, a próxima sessão com especialistas acontecerá no dia 11 de junho, quando deverão ser ouvidos o médico sanitarista Cláudio Maierovitch e a microbiologista e pesquisadora da Universidade de São Paulo Nathália Pasternak.

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro ataca o STF, e Moraes fala em luta contra antidemocráticos

Bolsonaro também afirmou que as Forças Armadas foram convidadas a participar do processo eleitoral e que suas observações "não vão ser jogadas no lixo".

19 de maio de 2022

Em pré-campanha, Arthur busca apoio de influenciadores digitais

O ex-prefeito reuniu com influenciadores digitais do Amazonas, que já o apoiaram durante sua gestão na Prefeitura. A ideia é ampliar sua rede de apoio nas redes sociais.

19 de maio de 2022

‘Não vou dar mole para essa empresa’, diz Sinésio sobre AM Energia

Ao comentar decisão que libera a AM Energia a instalar medidores, Sinésio afirma que os aparelhos são vergonhosos e que não vai deixar a empresa livre para cometer abusos.

19 de maio de 2022

João Pedro ‘bate o pé’ e lança seu nome ao Senado pelo PT-AM

O ex-senador afirmou que irá registrar candidatura ao Senado, contrariando Sinésio Campos, que afirmou que o PT não terá candidato ao posto para apoiar Omar Aziz.

19 de maio de 2022

General Franklimberg quer levar experiência militar para Aleam

Filiado ao União Brasil, o militar colocou seu nome à disposição da sigla para tentar uma vaga na Asembleia. Ele ajudou a atual gestão durante o período de transição.

19 de maio de 2022

Populares reagem a vídeo de Amazonino dizendo não ter dinheiro; confira

Depois de quatro mandatos como governador e três como prefeito, Amazonino Mendes disse, em vídeo, não ter dinheiro. O ex-governador quer voltar a chefiar o Estado.

19 de maio de 2022

Homeschooling: Átila, Bosco, Alberto Neto e Pablo dizem sim à educação domiciliar

A bancada do Amazonas na Câmara ficou dividida na votação do homeschooling. Os destaques do texto-base serão votados nesta quinta e depois segue para o Senado.

19 de maio de 2022

‘Gestor tem que ser jovem, andar e estar perto do povo’, diz Liliane Araújo

Liliane Araújo é a nova entrevistada da série do Real Time 1 com os pré-candidatos para a Câmara dos Deputados em Brasília onde faz a defesa de suas bandeiras.

19 de maio de 2022