fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Covid: comícios nas eleições de Coari podem elevar risco de contágio

Diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical, alertou que a aglomeração gerada pelos comícios pode pressionar o sistema municipal de saúde.

12 de novembro de 2021

Compartilhe

Apenas 29,1%. da população coariense completou o esquema vacinal com as duas doses. (Foto: Divulgação)

A realização de comícios e carreatas nas eleições suplementares de Coari pode elevar o risco de alta de casos e de internações por covid-19 na rede de saúde do município. Desde o dia 6 de novembro, todos os candidatos estão liberados para fazer eventos de campanha.

O diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Marcus Guerra, disse que as aglomerações provocadas por conta de compromissos de campanha dos candidatos aumentam a possibilidade de novos contágios.

Segundo ele, as eleições municipais de 2020, realizadas em novembro, colaboraram significativamente para a segunda onda de covid-19, que afetou o Amazonas entre os meses de dezembro e janeiro.

“Isso pode colocar as pessoas em risco, principalmente nesse período de sazonalidade de vírus respiratórios. A aglomeração facilita o maior contágio. É um período de quinze dias até agravar e precisar de hospitalização. Esse é o período em que o vírus fica incubado”, advertiu o infectologista.

Conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Coari tem 55,9% das pessoas vacinas com a primeira dose. Apenas 29,1%. da população coariense completou o esquema vacinal com as duas doses.

Nas redes sociais, os dois principais candidatos a prefeito, Keitton Pinheiro (Progressistas) e Robson Tiradentes (PSC) compartilham vídeos e imagens de comícios onde é possível ver muita aglomeração de pessoas sem máscaras.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021

Prefeito reúne secretariado para alinhar estratégias econômicas para 2022

Entre os projetos está a construção de seis viadutos; o Mirante da Ilha de São Vicente; o Mirante “Encontro das Águas” Rosa Almeida; e a reforma de paradas de ônibus.

26 de novembro de 2021

Candidato à presidência pelo PSDB deve ser revelado neste sábado

Após cinco dias de suspensão por conta de problemas no aplicativo de votação, o PSDB vai retomar suas prévias presidenciais a partir deste sábado (27), das 8h às 17h.

26 de novembro de 2021

Lula diz que Bolsonaro segue sendo o maior aliado do coronavírus no país

Ex-presidente responsabiliza atual governante por manter fronteiras abertas mesmo com novas variantes detectadas. Hoje, a Anvisa recomendou algumas restrições para viajantes.

26 de novembro de 2021

Texto que institui Auxílio Brasil será analisado pelo Senado Federal

A manutenção da famílias beneficiárias dependerá, no mínimo, do cumprimento de algumas condições relativas à realização do pré-natal, calendário de vacinação e entre outras.

26 de novembro de 2021

Teste do pezinho é ampliado e passa a detectar até 53 doenças no bebê

O projeto aprovado pelo Senado Federal ampliou o alcance do exame, detectando até doenças raras e que só podem ser descobertas após testes na rede particular de saúde.

26 de novembro de 2021