fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Pré-candidato à presidência pelo PSDB, Eduardo Leite assume homossexualidade

O governador e pré-candidato Eduardo Leite pelo PSDB falou pela primeira vez publicamente sobre a sua orientação sexual, após ser alvo de ataques homofóbicos.

2 de julho de 2021

Compartilhe

A declaração foi feita durante entrevista ao jornalista Pedro Bial (Foto: Reprodução)

Após receber ser alvo de ataques promovidos por bolsonaristas, inclusive pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) veio a público assumir pela primeira vez a sua homossexualidade. A revelação foi feita em entrevista ao jornalista Pedro Bial, na madrugada de hoje (2), na TV Globo.

“Eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos EUA não foi um negro presidente. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso. Não trouxe esse assunto, mas nunca neguei ser quem eu sou. Nunca criei um personagem”, disse Eduardo Leite, ressaltando que não quer que sua condição sexual venha à frente da sua função política.

Leite quer ir para o Planalto

O governador do RS é um dos pré-candidados do PSDB para o Planalto. Leite disputa a formalização de sua candidatura com o ex-prefeito de Manaus, o tucano Arthur Virgílio Neto, com o senador pelo Ceará Tasso Jerenssati e com o governador de São Paulo, João Dória.

Na entrevista, Eduardo citou que sempre guardou para a vida pessoal a sua sexualidade para que isso não fosse visto como motivo para desqualificá-lo na vida política.

“O Brasil passa por um processo onde tentam rotular, estigmatizar, resumir uma pessoa a um atributo ou outro. Por isso achei que nesse momento era importante que isso ficasse claro, resolvido. Porque uma coisa podem saber: as pessoas que estão comigo, que me acompanham no projeto político, elas sabem exatamente com quem elas estão”, frisou.

Leite acrescentou ainda que a sociedade tem se frustrado com o que os políticos aparentam ser, por isso optou por deixar claro sua orientação sexual que, para ele, é motivo de orgulho. O governador também disse já esperar os ataques dos adversários.

“Agora, como a minha participação nessa política nacional, nesse debate nacional começa a despertar talvez maiores ataques por conta de adversários, alguns vêm com piadas, ilações, como se eu tivesse algo a esconder. Pois bem, que fique claro, não tenho nada a esconder. Tenho orgulho dessa integridade de poder aqui dizer também sobre a minha orientação sexual, quem eu sou, embora devêssemos viver num país em que isso fosse uma ‘não-questão’, mas, se é, está aqui claro”, completou o governador.

Com informações da UOL

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

E-mails da Saúde atestam que Manaus serviu como ‘cobaia’ na pandemia

Documentos encaminhados a CPI da Covid mostram que Ministério mandou 11 médicos para Manaus no auge da segunda onda com a missão de disseminar uso do tratamento precoce.

23 de julho de 2021

Joice Hasselman é agredida e recebe solidariedade da bancada feminina

Deputada federal por São Paulo revelou que sofreu um possível 'atentado' enquanto assistia séries de televisão na sala do apartamento funcional onde mora em Brasília.

23 de julho de 2021

Criação de leis relacionadas à pandemia não foi prioridade na Aleam

Mesmo com 12% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais tratando de temas relacionados à pandemia, apenas seis deles foram transformados em Lei.

22 de julho de 2021

Flávio Bolsonaro é vacinado no Rio e agradece ao pai ‘negacionista’

Após publicar, em janeiro, post em rede social dizendo que não se vacinaria, filho do presidente foi, nesta quinta-feira, a um posto de saúde e recebeu a dose da AstraZeneca.

22 de julho de 2021

Parceria entre Governo e Infraero vai modernizar aeródromos do AM

Há 13 aeródromos em oito calhas do Amazonas. Haverá a execução de projetos, captação de recursos e fiscalização de obras aeroportuárias no Estado.

22 de julho de 2021

Tenente do Exército fala em ‘meter fogo’ em índios isolados no AM

"Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho.

22 de julho de 2021

Guedes: Onyx e Nogueira melhoram laços de Bolsonaro com Senado

O anúncio dos nomes de Lorenzoni e Nogueira para comandar as duas pastas foi feito nesta quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro.

22 de julho de 2021

Alexandre Saraiva adverte Braga Netto sobre o risco de prisão por desordem

Ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas escreveu numa rede social que o ministro poderia ser preso por tentativa de atrapalhar a eleição e promover a desordem.

22 de julho de 2021