fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

‘Tudo como dantes’: Câmara Municipal recua em lei das sacolas plásticas

A partir de agora a distribuição de sacolas plásticas vai ser permitida por 12 meses e após esse período só vai ser permitido a distribuição de sacolas biodegradável.

6 de outubro de 2021

Compartilhe

O remendo na lei 485/2021 da vereadora Glória Caratte (PL), foi proposto pelo vereador e líder do prefeito David Almeida (Avante), Serafim Corrêa (PSB) (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) voltou atrás e aprovou a flexibilização na lei municipal que proíbe distribuição gratuita de sacolas plásticas e vai permitir pelos próximos 12 meses a distribuição nos supermercados da capital. A lei entrou em vigor na última quinta-feira (30) e, desde então, consumidores estavam sendo cobrados pelas sacolas.

O remendo na lei 485/2021 da vereadora Glória Caratte (PL) foi proposto pelo vereador Elissandro Bessa (SD). A proposta foi aprovada por unanimidade e agora segue para sanção do prefeito.

“Fica proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas a partir de 20 de outubro de 2022 porque o comércio vai ter um ano para se adequar. A partir da aprovação dessa emenda fica permitida a distribuição gratuita das embalagens de plástico comum”, explicou o líder do prefeito David Almeida (Avante) na CMM, Marcelo Serafim (PSB).

Ainda segundo ele, depois do prazo de um ano ficarão proibidas as de plástico e ficará permitida por mais um ano a distribuição das biodegradáveis por estabelecimentos comerciais.

“O projeto de lei permite que o comerciante dê de forma gratuita, tanto as de plástico comum nos próximos 12 meses, quanto as de plástico biodegradável nos 12 meses seguintes. Após esse período de dois anos ficam proibida todas as sacolas”, disse o líder.

“Infelizmente vamos esperar um ano para não ter mais árvores de sacola na cidade de Manaus. Vamos continuar gastando para tirar lixo dos igarapés de Manaus. A população paga duas vezes, pagamos pela sacolas e para tirá-las dos igarapés. Esperamos que daqui há um ano não tenha o mesmo mimimi. Tomará que conseguimos criar o hábito de ter a ecobeg”, lamentou Bessa que foi o proponente da emenda.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Disputa para o Governo do AM tem recorde de mulheres para posto de vice

Anne Moura, Ana Milena, Cristiane Balieiro, Rita Nobre e Vera Castelo Branco disputam a vaga. A lista de candidatos inclui Michiles, Tadeu de Souza e o Engenheiro Machadão.

8 de agosto de 2022

Wilson e Braga terão 60% do tempo de propaganda na TV e no rádio

O tempo que cada candidato terá na propaganda eleitoral está relacionado ao tamanho da bancada eleita em 2018 para a Câmara dos Deputados e abrangência das alianças formadas.

8 de agosto de 2022

Wilson garante ter dado condições para novas matrizes econômicas no AM

O governador disse que os investimentos em gás natural e potássio têm avançado e que tem criado condições para desenvolver os novos mercados para reduzir dependência da ZFM.

8 de agosto de 2022

Confira os candidatos às eleições 2022 pelo MDB no Amazonas

O MDB aposta na candidatura de Eduardo Braga e Anne Moura ao Governo do Amazonas, além de apoiar a reeleição de Omar Aziz. 25 nomes concorrem à Aleam e nove à Câmara Federal.

8 de agosto de 2022

Das seis candidaturas ao Senado no Amazonas, apenas uma é feminina

Apesar de os partidos terem confirmados os nomes dos candidatos ao Senado em convenções partidárias, nenhuma candidatura foi registrada ainda oficialmente no TSE.

8 de agosto de 2022

PMB é o primeiro partido do AM a registrar candidaturas no TSE

Entre os 25 candidatos, cinco são ex-vereadores. A lista inclui ex-secretário, professores, empresários, militares, líderes religiosos, contador e digital influencer.

8 de agosto de 2022

Lula declara ao TSE patrimônio de R$ 7,4 milhões menor do que em 2018

O valor é inferior ao declarado por Lula em 2018, quando afirmou ter R$ 8 milhões –na época, ele teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

8 de agosto de 2022

Justiça de São Gabriel da Cachoeira determina suspensão de shows

Shows de Barões da Pisadinha, Naiara Azevedo, Amado Batista e Anderson Freire em São Gabriel da Cachoeira está suspensão por liminar da Justiça do município.

8 de agosto de 2022