fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Indústria de sacolas plásticas terá demissões a partir de outubro

Simplast afirma que desligamentos são motivados pela redução na demanda de sacolas plásticas decorrente da Lei 485/2021, em vigor desde sexta-feira (1).

5 de outubro de 2021

Compartilhe

Simplast informa demissão de 30% do segmento a partir de outubro (Reprodução)

Lei que entrou em vigor proibindo o fornecimento gratuito de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais, na capital, começa a afetar o segmento industrial. Fabricantes preveem demissão de 30% do quadro laboral empregado atualmente pelas 12 empresas do setor. Os desligamentos devem acontecer a partir deste mês de outubro, segundo o Sindicato da Indústria de Material Plástico de Manaus (Simplast).

Segundo o diretor do Simplast, Paulo Abreu, a legislação municipal resultará em queda imediata de 30% na produção das sacolas plásticas, percentual que deverá crescer ainda mais ao considerar que a proposta tem o intuito de substituir o produto pelas sacolas retornáveis. Ele afirma que empresários do setor têm informado ao sindicato sobre a decisão de reduzir o quadro funcional em decorrência da redução na demanda.

“As empresas já estão informando ao sindicato que a partir deste mês já deverão demitir cerca de 30% do quadro de pessoal. O setor conta com 12 fabricantes de embalagens e emprega, atualmente, 700 pessoas. É o resultado de uma legislação imposta sem ouvir as indústrias e os demais segmentos envolvidos”, reclamou o empresário.

A Lei n. 485 de 7 de maio de 2021 entrou em vigor na sexta-feira (1º). A legislação municipal proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais em Manaus, sob a justificativa de estimular o uso de sacolas reutilizáveis que não prejudiquem o meio ambiente.

Abreu também informou que o Simplast trabalha em levantamento de dados e na elaboração de documento para envio à Câmara Municipal de Manaus (CMM) na tentativa de discutir o assunto e chegar a um consenso entre os setores envolvidos.

O diretor afirma que o problema consiste em educação, que segundo ele, deve ser planejado com ações executadas pela prefeitura de Manaus.

“Vamos à CMM. Em nenhum momento as indústrias foram procuradas para serem ouvidas quando caberia realização de consulta pública sobre o tema. O plástico não caminha sozinho para o igarapé ou outro destino. Tudo se resume em educação. A prefeitura tem que trabalhar ações educativas e disponibilizar recipientes para coleta seletiva pela cidade. Essa legislação só prejudica a população mais pobre que terá que pagar mais caro por embalagens”, reclamou.

Desde o sábado (2), os estabelecimentos comerciais passaram a cobrar pela unidade da sacola plástica. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), cada empresa tem autonomia para definir o valor a ser cobrado pela embalagem, caso opte em manter a disponibilização no estabelecimento.

A reportagem verificou variação que vai de R$0,5 a R$0,15 nos preços cobrados pelas sacolas em locais variados.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Nova Lei das Filas já autuou 41 estabelecimentos no Amazonas

Norma regula o tempo para atendimento ao cidadão, de no máximo até 50 minutos em estabelecimentos bancários, concessionárias públicas de água, luz e telefone e outros.

14 de agosto de 2022

Dia dos Pais: entenda origem da comemoração no Brasil e no mundo

Inicialmente, a data era 16 de agosto, quando a Igreja celebra São Joaquim, pai de Maria. O dia dedicado ao santo mudou, mas o oitavo mês fez sucesso entre os comerciantes.

14 de agosto de 2022

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022