fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Chamado de ‘vagabundo’, em 2020, Arthur agora defende Bolsonaro

Pré-candidato ao Senado, o ex-prefeito de Manaus eximiu Bolsonaro e jogou no colo do ministro da Economia, Paulo Guedes, a responsabilidade pela redução do IPI.

19 de abril de 2022

Compartilhe

Em reunião, entre outras coisas, Bolsonaro fez ataques pessoais a Arthur e desferiu xingamentos ao então prefeito. Na época, a cidade era a primeira do país a enfrentar o colapso médico e funeral (Foto: Divulgação)

Após ser chamado de “vagabundo” por Jair Bolsonaro (PL), em 2020, quando era prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), agora, defende o presidente. Nesta segunda-feira (18), o ex-prefeito, que é pré-candidato ao Senado, disse que “o presidente está sendo jogado contra os amazonenses”, se referindo ao decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% para todo o Brasil.

Arthur Neto publicou um vídeo nas redes sociais e jogou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, a responsabilidade pela edição do decreto que mina a competitividade das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).

“O presidente Jair Bolsonaro que pleiteia a reeleição está sendo jogado pelo ministro Paulo Guedes, contra o povo amazonense”, disse.

O ex-prefeito, que já assumiu ter votado em Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018, disputa uma vaga no Senado nas eleições deste ano. Na maioria dos cenários de intenção de voto, Arthur fica atrás do atual senador Omar Aziz (PSD), que tenta a reeleição.

Arthur já foi chamado de ‘vagabundo’

Em abril de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) tirou o sigilo de uma reunião ministerial que seria a prova para evidenciar a intervenção de Bolsonaro na Polícia Federal, conforme o então ministro da Justiça, Sergio Moro.

Na reunião, Bolsonaro fez ataques pessoais a Arthur e desferiu xingamentos ao então prefeito. Na época, a cidade era a primeira do país a enfrentar o colapso médico e funeral.

“Aproveitaram o vírus, tá um bosta de um prefeito lá de Manaus agora, abrindo covas coletivas. Um bosta. Que quem não conhece a história dele, procura conhecer, que eu conheci dentro da Câmara, com ele do meu lado! Né?”, disse o presidente.

“E nós sabemos o… o que, a ideologia dele e o que ele prega. E que ele sempre foi. O que a… tá aproveitando agora, um clima desse, pra levar o terror no Brasil”, conclui Bolsonaro.

Eleitores bolsonaristas

Analistas políticos avaliam que ao eximir Bolsonaro da culpa pela edição do decreto, o ex-prefeito estaria tentando captar o voto bolsonarista que, na capital, é maioria. Omar, principal concorrente de Arthur nestas eleições, foi presidente da CPI da Pandemia no ano passado e teve fortes embates com o presidente da República.

Tentando se eleger para a única vaga disponível no Senado, Arthur, que sempre foi um defensor ferrenho das vantagens comparativas da ZFM, calibrou o discurso para surfar na onda bolsonarista.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro aproveita ato religioso para comentar questão do IPI da ZFM

O presidente insiste em dizer o Amazonas não terá prejuízos com os decretos que foram assinados por ele a partir de fevereiro deste ano. Especialistas asseguram o contrário.

28 de maio de 2022

Alfredo Nascimento passa despercebido na agenda de Bolsonaro no AM

O ex-ministro dos Transportes é presidente do PL - mesma leganda do presidente - no Amazonas. Ao contrário de muitos, não teve destaque na agenda presidencial deste sábado.

28 de maio de 2022

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022