fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Bolsonaro descumpre promessa e ameaça existência da ZFM

Em novo decreto publicado na madrugada desta sexta-feira, o presidente manteve a redução do IPI em 25%, mas não salvaguardou produtos da Zona Franca de Manaus da redução.

1 de abril de 2022

Compartilhe

Em reunião com o governador Wilson Lima (UB), no dia 9 de março, o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes se comprometeram em retirar os produtos da ZFM da redução do IPI (Foto: Divulgação)

Após mais de um mês de espera, o presidente Jair Bolsonaro (PL) descumpriu a promessa de retirar os produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e publicou na madrugada desta sexta-feira (1º) um novo decreto mantendo a redução em 25% do tributo.

A edição do novo decreto amplia a incerteza jurídica para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) até o dia 1º de maio.

Em reunião com o governador Wilson Lima (UB), no dia 9 de março, o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes se comprometeram em retirar os produtos da ZFM da redução do IPI.

Na época, a promessa, hoje comprovadamente vazia, foi amplamente comemorada pela classe política e também por líderes da indústria local.

O primeiro decreto com a redução de 25% foi publicado no início da noite de sexta-feira de carnaval, no dia 25 de fevereiro. A redução linear afetada frontalmente a competitividade das Zona Franca de Manaus e pode obrigar as empresas instaladas aqui a repensar a permanência em Manaus.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022