quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Bancada do Amazonas na Câmara Federal pode ter renovação de 50%

Caso a união entre PT, PCdoB, PSB e PV se confirme, formando uma federação partidária, existe boa chance de que pelo menos dois novos nomes assumam a Câmara Federal.
COMPARTILHE
Orçamento Câmara Senado

A bancada do Amazonas na Câmara Federal poderá ter uma renovação de até 50% nas próximas eleições. Das oito vagas, uma já estaria “disponível”: a do deputado federal Bosco Saraiva, que não será candidato à reeleição, preferindo tentar retornar para o Legislativo estadual.

Para eleger um deputado federal o partido precisará no mínimo aproximadamente 175 mil votos, uma performance para poucos, avaliam pesquisadores. Inclusive para os que almejam a reeleição.

Caso a união entre PT, PCdoB, PSB e PV se confirme, formando uma federação partidária, existe boa chance de que pelo menos dois novos nomes assumam a Câmara Federal: possivelmente Vanessa Grazziotin e Serafim Corrêa.

Além dos votos de Zé Ricardo (PT), que já é considerado como reeleito, os votos de legenda podem garantir três deputados pela federação partidária.

Especialistas consultados pelo RealTime1 fizeram a seguinte estimativa: Zé Ricardo deverá ter cerca de 180 mil votos; Vanessa aproximadamente 140 mil votos; Serafim cerca de 50 mil votos. Outros 30 mil devem vir dos votos de legenda.

A federação de esquerda que está sendo desenhada, ainda poderá indicar outros seis nomes, entre eles: como Sassá da Construção (PT), Jaildo dos Rodovíarios (PCdoB) que devem, juntos devem somar ao menos 60 mil votos.

Somados, esses votos seriam suficientes para eleger, provavelmente, três deputados.

Outros dois nomes que devem acompanhar partidariamente a candidatura de Amazonino Mendes, o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro Filho e Amon Pinheiro, que segundo os mesmos analistas também teriam excelentes chances de elegerem- deputados federais, o que já renovariam ao menos 50% da atual bancada federal.

Resta saber quem, além de Bosco Saraiva, irá liberar seus gabinetes na Câmara Federal.

Da Redação

Leia Mais:

COMPARTILHE