fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Bancada do AM prepara Adin e Solidariedade ingressará ação no STF

Os parlamentares amazonenses articularam com Bosco Saraiva para que o Solidariedade ingresse com a ação para retirar os efeitos negativos do decreto que prejudica a ZFM.

20 de abril de 2022

Compartilhe

Discussão aconteceu na casa do senador Omar Aziz (Foto: Cleber Maia/ TV RealTime1)

A bancada do Amazonas vai preparar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) com o objetivo de retirar os efeitos negativos do decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em todo o Brasil e prejudicou a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). A ação será assinada pelo partido Solidariedade.

A decisão foi confirmada após reunião com deputados e senadores da bancada amazonense na casa do senador Omar Aziz (PSD), na tarde desta quarta-feira (20).

Além do anfitrião, que é o líder da bancada no Congresso, estavam presentes os deputados Marcelo Ramos (PSD), Bosco Saraiva (Solidariedade), José Ricardo (PT) e Sidney Leite (PSD), além dos senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB). Omar disse ainda, que Silas Câmara (Republicanos) e Átila Lins (PSD), que não estavam presentes, se comprometeram em assinar a nota que será emitida nesta tarde.

”Os outros deputados não se manifestaram”, completou Aziz, referindo-se aos bolsonaristas Capitão Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (UB).

Os parlamentares conseguiram, por meio do deputado Bosco Saraiva, que o partido Solidariedade entre com a medida que poderá devolver à Zona Franca de Manaus os direitos assegurados pela Constituição Federal. Omar declarou que a ação é o pontapé para a reversão do decreto.

”O Bosco tinha conversado com o presidente do Solidariedade [Paulinho da Força Sindical], que tem legitimidade para tomar essa ação. Nós, agora, vamos procurar tributaristas renomados para abastecer e fazer uma Adin excepcionalizando os produtos que tem o Processo Produtivo Básico (PPB) na Zona Franca de Manaus”, explicou o líder da bancada.

Omar aproveitou para dizer que a Adin a ser ingressada no STF pela bancada por meio do Solidariedade não impede que o Governo do Amazonas e a Assembleia Legislativa também façam o mesmo.

”Esperamos que em uma semana, ou no máximo dez dias, possamos dar entrada [da Adin]. Nós iremos de gabinete em gabinete no STF explicar todas as anuências do que prejudica a Zona Franca”, frisou o senador.

Questionado sobre os motivos que levaram a bancada a não entrarem com a medida antes, Omar disse que esperava que a promessa de Bolsonaro – de excepcionalizar a Zona Franca – fosse honrada.

‘’Se nós não fizemos isso até agora é porque a gente achava que tinha um acordo com o presidente Jair Bolsonaro e que ele seria cumprido. Mas, não podemos permitir ainda mais desemprego e fome na cidade de Manaus’’, completou.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro aproveita ato religioso para comentar questão do IPI da ZFM

O presidente garantiu que o Amazonas não terá prejuízos com os decretos que foram assinados por ele a partir de fevereiro deste ano. Especialistas asseguram o contrário.

28 de maio de 2022

Alfredo Nascimento passa despercebido na agenda de Bolsonaro no AM

O ex-ministro dos Transportes é presidente do PL - mesma leganda do presidente - no Amazonas. Ao contrário de muitos, não teve destaque na agenda presidencial deste sábado.

28 de maio de 2022

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022