fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Auxílio estadual pode ser permanente, diz governador Wilson Lima

O governador do Amazonas fez um apelo aos deputados para construção de uma proposta de auxílio permanente aos amazonenses para reduzir os impactos da pandemia.

2 de fevereiro de 2021

Compartilhe

No dia 28, o governador anunciou o pagamento do Cartão Auxílio Estadual para 100 mil famílias. Foto: Divulgação/Secom.

Em seu discurso na abertura do ano legislativo, o governador Wilson Lima (PSC) fez um apelo aos 24 deputados estaduais para construção de uma proposta que assegure auxílio emergencial permanente aos amazonenses enquanto durar a pandemia da Covid-19.

“Faço um apelo para que a gente possa construir uma proposta de ajuda permanente para os nossos irmãos que ainda irão demorar muito tempo para recuperarem o que perderam durante a pandemia”, declarou durante a leitura da Mensagem Governamental Anual de 2021 na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta terça-feira (2).

Em outubro, deputados aprovaram a criação do Cartão Social com o repasse de três parcelas de R$ 200 em 2021. Na semana passada, o governo anunciou o pagamento do auxílio com duas parcelas em fevereiro e a outra em março.

Em Manaus, os cartões começaram a ser entregues na segunda-feira (1º) e a distribuição nos municípios da região metropolitana e do interior iniciará na quarta-feira (3). Ao todo, 100 mil famílias em situação de extrema pobreza receberão o benefício no estado. 

Proposta

O deputado Serafim Corrêa (PSB) defende que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado disponibilizem 50% dos recursos do saldo em caixa para pagamento do auxílio.

Durante a posse da nova mesa diretora da Aleam, o ex-presidente da Casa, deputado Josué Neto (Patriota) disse que deixou no caixa do parlamento estadual R$ 35,2 milhões para gestão de Roberto Cidade (PV). O novo presidente não comentou sobre o uso da verba.

Da redação

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Vereador lança plataforma gratuita de educação política para a população

Inicialmente serão abordados assuntos como a Constituição Federal, a divisão dos poderes, a competência legal dos vereadores e como funcionam as eleições no Brasil.

1 de março de 2021

Defensoria Pública quer “delessários” de volta às atividades policiais

Wilson Lima (PSC) encaminhou à ALE-AM um novo Projeto de Lei para recolocar os delegados no cargo de comissários de polícia. O projeto não foi analisado por falta de quórum.

1 de março de 2021

Compra direta de vacinas terá tramitação rápida e fácil na Câmara Municipal de Manaus

Vereadores ouvidos pelo RealTime1 já se mostraram favoráveis a participação de Manaus no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para compra dos imunizantes.

1 de março de 2021

Ministério da Saúde tem um sério problema com registro de datas

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

1 de março de 2021

Senado debate lei que incentiva empresas a vacinar os trabalhadores

Projeto de lei garante as empresas incentivos fiscais para aquelas que por vontade própria adotem medidas para vacinar os trabalhadores delas

1 de março de 2021

Reunião com governadores pautará a PEC emergencial e socorro à saúde

A conversa do presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL) com os chefes do executivo estadual vai de encontro as falas de Jair Bolsonaro (sem partido) nos últimos dias.

1 de março de 2021

Horário restrito deve causar aglomeração de praticantes nas academias de Manaus

A avaliação é de vereadores de Manaus que não concordam com o horário estabelecido pelo Governo. Eles defendem que o horário seja ampliado.

1 de março de 2021

Ministério Público dá posse aos novos membros do Conselho Superior

Novos conselheiros serão responsáveis pelas ações administrativas do Ministério Público do Estado do Amazonas e também pela discussão de diretivas internas

1 de março de 2021