O governador do Amazonas fez um apelo aos deputados para construção de uma proposta de auxílio permanente aos amazonenses para reduzir os impactos da pandemia.
No dia 28, o governador anunciou o pagamento do Cartão Auxílio Estadual para 100 mil famílias. Foto: Divulgação/Secom.
Em seu discurso na abertura do ano legislativo, o governador Wilson Lima (PSC) fez um apelo aos 24 deputados estaduais para construção de uma proposta que assegure auxílio emergencial permanente aos amazonenses enquanto durar a pandemia da Covid-19.
“Faço um apelo para que a gente possa construir uma proposta de ajuda permanente para os nossos irmãos que ainda irão demorar muito tempo para recuperarem o que perderam durante a pandemia”, declarou durante a leitura da Mensagem Governamental Anual de 2021 na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta terça-feira (2).
Em outubro, deputados aprovaram a criação do Cartão Social com o repasse de três parcelas de R$ 200 em 2021. Na semana passada, o governo anunciou o pagamento do auxílio com duas parcelas em fevereiro e a outra em março.
Em Manaus, os cartões começaram a ser entregues na segunda-feira (1º) e a distribuição nos municípios da região metropolitana e do interior iniciará na quarta-feira (3). Ao todo, 100 mil famílias em situação de extrema pobreza receberão o benefício no estado.
O deputado Serafim Corrêa (PSB) defende que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Estado disponibilizem 50% dos recursos do saldo em caixa para pagamento do auxílio.
Durante a posse da nova mesa diretora da Aleam, o ex-presidente da Casa, deputado Josué Neto (Patriota) disse que deixou no caixa do parlamento estadual R$ 35,2 milhões para gestão de Roberto Cidade (PV). O novo presidente não comentou sobre o uso da verba.
Da redação
Leia mais: