fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

‘Atual cenário político do AM pode mudar até à eleição’, avaliam deputados

Perspectiva Mercado e Opinião publicou, nesta segunda-feira (27), a sua última pesquisa eleitoral no ano de 2021 para governador, senador e presidente da República.

27 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Evaristo Sá/AFP/CP)

A última pesquisa do ano divulgada pela Perspectiva Mercado e Opinião nesta segunda-feira (27), mostram Bolsonaro e Lula tecnicamente empatados no Amazonas. Na corrida pelo Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (sem partido), Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima (PSC) aparecem no topo das intenções de voto.

Já na corrida pelo Senado, se a eleição fosse hoje, Omar Aziz (PSD) seria reeleito. Atrás dele, tecnicamente empatados estão Arthur Neto (PSDB) e Coronel Menezes (Patriota).

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 22 de dezembro de 2021 com eleitores de Manaus e de outros 20 maiores colégios eleitorais do Estado, com uma amostra de 3,6 mil entrevistados – o que representa 82,5% do eleitorado do Amazonas.

O RealTime1 ouviu as opiniões dos deputados federais da bancada amazonense no Congresso Nacional, Sidney Leite e Marcelo Ramos , confira:

Empate técnico rumo à presidência é ‘importante’

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos (sem partido), avalia que a pesquisa é uma fotografia do momento, e alguns sinais são importantes, como o empate técnico entre Bolsonaro e Lula.

Na pesquisa espontânea, Bolsonaro tem 28,3% dos votos e Lula 19%. Já na estimulada, o atual presidente chega a 36% enquanto o ex-presidente fica com 33%. A margem de erro é de 2,0%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.

‘Wilson competitivo’

Para Marcelo Ramos, Wilson vai se “reviabilizando” e passa a ser um candidato competitivo. Ele acredita que a disputa para o Senado será acirrada na capital, mas que os números do interior fazem a eleição tender ao senador Omar.

Em abril deste ano, Wilson Lima não chegava a 7% das intenções de votos e tinha 72% de rejeição. Hoje, a rejeição do atual governador é de 42%. Em seis meses, ele reduziu sua rejeição em 30 pontos percentuais.

É muito cedo’

O deputado federal Sidney Leite (PSD) acredita que ainda é muito cedo para qualquer afirmativa sobre resultados e está preocupado com os rumos da economia amazonense no momento.

Questionado sobre a disputa eleitoral para o governo do Amazonas com Amazonino, Wilson Lima e Braga liderando a preferência do eleitor, Sidney diz que muita coisa ainda deve acontecer até à eleição.

“É cedo para afirmar algo. Ainda haverá definição de coligação e uma série de fatores, como o próprio processo eleitoral em si. O cenário de hoje pode não ser o mesmo de março de 2022”.

‘Sem chance para terceira via’

Quando o assunto é a corrida pela presidência da República, o deputado federal diz que o resultado de Bolsonaro e Lula liderando os cenários é um quadro que se configura em todas as pesquisas a nível nacional.

“Se continuar dessa forma, serão os dois que disputarão a eleição no segundo turno. E nesse caso não haverá chance para uma terceira via, até a eleição do ano que vem”, avalia o parlamentar.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima se reúne com agricultores no Ramal do Brasileirinho

Governador conversou com cerca de 1 mil agricultores do ramal do Brasileirinho, na zona rural de Manaus, onde ouviu demandas do setor primário do Estado.

7 de agosto de 2022

Multidão invade ruas de Maués em apoio à comitiva do PSD e aliados

A comitiva percorreu ruas do município e foi seguida por uma multidão de apoiadores que prestigiaram o lançamento da candidatura de Sidney Leite à reeleição na Câmara.

7 de agosto de 2022

Bolsonaro paga R$ 89 milhões em campanhas que elogiam sua gestão

Três campanhas institucionais são as mais caras pagas pelo Governo Bolsonaro. 60% do valor gasto até o momento é com ênfase nas redes sociais.

7 de agosto de 2022

Campanha de Lula quer Petrobras fora de privatização e ações da Eletrobras

Proposta da campanha de Lula inclui ainda a fusão da Petrobras com a Eletrobras criando uma estatal da energia. Assessores veem erros nas privatizações de Bolsonaro.

7 de agosto de 2022

Ambev pode sair do Amazonas e causar desemprego, alerta senador

Omar Aziz alertou que decretos de redução do IPI de concentrados ameaçam empregos em Maués, pois a Ambev, que compra guaraná do município; pode sair do Amazonas.

7 de agosto de 2022

Michelle Bolsonaro diz em culto que Planalto já foi ‘consagrado a demônios’

Michelle Bolsonaro reforça aspecto evangélico da campanha de Bolsonaro e tenta diminuir rejeição do presidente junto ao eleitorado das mulheres.

7 de agosto de 2022

1º debate com candidatos ao Governo do AM acontece neste domingo

Band Amazonas mantém tradição com debate e com o formato, anunciando o fim do botão de tempo que era administrado pelos próprios candidatos.

7 de agosto de 2022

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente

A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos.

7 de agosto de 2022