fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

‘Atual cenário político do AM pode mudar até à eleição’, avaliam deputados

Perspectiva Mercado e Opinião publicou, nesta segunda-feira (27), a sua última pesquisa eleitoral no ano de 2021 para governador, senador e presidente da República.

27 de dezembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Evaristo Sá/AFP/CP)

A última pesquisa do ano divulgada pela Perspectiva Mercado e Opinião nesta segunda-feira (27), mostram Bolsonaro e Lula tecnicamente empatados no Amazonas. Na corrida pelo Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (sem partido), Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima (PSC) aparecem no topo das intenções de voto.

Já na corrida pelo Senado, se a eleição fosse hoje, Omar Aziz (PSD) seria reeleito. Atrás dele, tecnicamente empatados estão Arthur Neto (PSDB) e Coronel Menezes (Patriota).

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 22 de dezembro de 2021 com eleitores de Manaus e de outros 20 maiores colégios eleitorais do Estado, com uma amostra de 3,6 mil entrevistados – o que representa 82,5% do eleitorado do Amazonas.

O RealTime1 ouviu as opiniões dos deputados federais da bancada amazonense no Congresso Nacional, Sidney Leite e Marcelo Ramos , confira:

Empate técnico rumo à presidência é ‘importante’

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos (sem partido), avalia que a pesquisa é uma fotografia do momento, e alguns sinais são importantes, como o empate técnico entre Bolsonaro e Lula.

Na pesquisa espontânea, Bolsonaro tem 28,3% dos votos e Lula 19%. Já na estimulada, o atual presidente chega a 36% enquanto o ex-presidente fica com 33%. A margem de erro é de 2,0%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.

‘Wilson competitivo’

Para Marcelo Ramos, Wilson vai se “reviabilizando” e passa a ser um candidato competitivo. Ele acredita que a disputa para o Senado será acirrada na capital, mas que os números do interior fazem a eleição tender ao senador Omar.

Em abril deste ano, Wilson Lima não chegava a 7% das intenções de votos e tinha 72% de rejeição. Hoje, a rejeição do atual governador é de 42%. Em seis meses, ele reduziu sua rejeição em 30 pontos percentuais.

É muito cedo’

O deputado federal Sidney Leite (PSD) acredita que ainda é muito cedo para qualquer afirmativa sobre resultados e está preocupado com os rumos da economia amazonense no momento.

Questionado sobre a disputa eleitoral para o governo do Amazonas com Amazonino, Wilson Lima e Braga liderando a preferência do eleitor, Sidney diz que muita coisa ainda deve acontecer até à eleição.

“É cedo para afirmar algo. Ainda haverá definição de coligação e uma série de fatores, como o próprio processo eleitoral em si. O cenário de hoje pode não ser o mesmo de março de 2022”.

‘Sem chance para terceira via’

Quando o assunto é a corrida pela presidência da República, o deputado federal diz que o resultado de Bolsonaro e Lula liderando os cenários é um quadro que se configura em todas as pesquisas a nível nacional.

“Se continuar dessa forma, serão os dois que disputarão a eleição no segundo turno. E nesse caso não haverá chance para uma terceira via, até a eleição do ano que vem”, avalia o parlamentar.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Esta é a segunda vez que David Almeida (Avante) foi diagnosticado com Covid-19. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

22 de janeiro de 2022

Governo vai enviar doses pediátricas para estados com baixos estoques

Remessa emergencial de vacinas para crianças será enviada a estados com estoques abaixo das 40 mil doses. Segundo o Ministério da Saúde, doze estados estão nessa situação.

22 de janeiro de 2022

‘De novo’: Bolsonaro minimiza números de mortes de crianças por Covid

Bolsonaro voltou a citar remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e disse que o número de mortes de crianças pela doença foram insignificantes.

22 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde prorroga contrato do Programa Mais Médicos em Manaus

O contrato seria encerrado no final deste mês, mas foi prorrogado a pedido da Prefeitura por conta do aumento dos atendimentos por Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

22 de janeiro de 2022

Em Manaus, Queiroga defende vacinação mas critica passaporte vacinal

Marcelo Queiroga pediu esforço dos estados para aumentar os níveis de vacinação, mas criticou a adoção do passaporte vacinal ao dizer que o documento não ampliaria os números

22 de janeiro de 2022

Ciro diz que falhas do PT são responsáveis pela vitória de Bolsonaro

Na sua avaliação, os presidentes do PT não diferem de Bolsonaro em suas agendas econômicas, criticadas por não estabelecer políticas de tributação de grandes fortunas.

22 de janeiro de 2022

Enchente 2022: Governo do Estado institui Grupo de Ações Coordenadas

As 27 instituições integrantes do Grupo de Ações Coordenadas utilizarão seus recursos e infraestrutura já existentes para atuação integrada aos demais membros.

22 de janeiro de 2022

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias atacam publicamente os irmãos Weintraub

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias trocaram farpas nas redes sociais com os irmãos Weintraub, agora ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro e que estão de volta ao País.

22 de janeiro de 2022