Perspectiva Mercado e Opinião publicou, nesta segunda-feira (27), a sua última pesquisa eleitoral no ano de 2021 para governador, senador e presidente da República.
(Foto: Evaristo Sá/AFP/CP)
A última pesquisa do ano divulgada pela Perspectiva Mercado e Opinião nesta segunda-feira (27), mostram Bolsonaro e Lula tecnicamente empatados no Amazonas. Na corrida pelo Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (sem partido), Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima (PSC) aparecem no topo das intenções de voto.
Já na corrida pelo Senado, se a eleição fosse hoje, Omar Aziz (PSD) seria reeleito. Atrás dele, tecnicamente empatados estão Arthur Neto (PSDB) e Coronel Menezes (Patriota).
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 22 de dezembro de 2021 com eleitores de Manaus e de outros 20 maiores colégios eleitorais do Estado, com uma amostra de 3,6 mil entrevistados – o que representa 82,5% do eleitorado do Amazonas.
O RealTime1 ouviu as opiniões dos deputados federais da bancada amazonense no Congresso Nacional, Sidney Leite e Marcelo Ramos , confira:
O vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos (sem partido), avalia que a pesquisa é uma fotografia do momento, e alguns sinais são importantes, como o empate técnico entre Bolsonaro e Lula.
Na pesquisa espontânea, Bolsonaro tem 28,3% dos votos e Lula 19%. Já na estimulada, o atual presidente chega a 36% enquanto o ex-presidente fica com 33%. A margem de erro é de 2,0%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.
Para Marcelo Ramos, Wilson vai se “reviabilizando” e passa a ser um candidato competitivo. Ele acredita que a disputa para o Senado será acirrada na capital, mas que os números do interior fazem a eleição tender ao senador Omar.
Em abril deste ano, Wilson Lima não chegava a 7% das intenções de votos e tinha 72% de rejeição. Hoje, a rejeição do atual governador é de 42%. Em seis meses, ele reduziu sua rejeição em 30 pontos percentuais.
O deputado federal Sidney Leite (PSD) acredita que ainda é muito cedo para qualquer afirmativa sobre resultados e está preocupado com os rumos da economia amazonense no momento.
Questionado sobre a disputa eleitoral para o governo do Amazonas com Amazonino, Wilson Lima e Braga liderando a preferência do eleitor, Sidney diz que muita coisa ainda deve acontecer até à eleição.
“É cedo para afirmar algo. Ainda haverá definição de coligação e uma série de fatores, como o próprio processo eleitoral em si. O cenário de hoje pode não ser o mesmo de março de 2022”.
Quando o assunto é a corrida pela presidência da República, o deputado federal diz que o resultado de Bolsonaro e Lula liderando os cenários é um quadro que se configura em todas as pesquisas a nível nacional.
“Se continuar dessa forma, serão os dois que disputarão a eleição no segundo turno. E nesse caso não haverá chance para uma terceira via, até a eleição do ano que vem”, avalia o parlamentar.
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: