fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Aprovação de Wilson Lima sobe e fortalece musculatura para 2º turno

Governador aparece em 2a posição na pesquisa espontânea. Poder das máquinas estadual e da prefeitura colocam Wilson em condições de disputar a reeleição.

27 de dezembro de 2021

Compartilhe

Aprovação da administração do governador Wilson Lima subiu e agora está em 22%. Rejeição caiu,

A pesquisa realizada pela Perspectiva Mercado e Opinião, na segunda quinzena de dezembro, mostra um triplo empate técnico entre os candidatos a governador do Amazonas, na pergunta espontânea. Amazonino (sem partido) lidera com 10,7%, seguido de Wilson Lima (sem partido) com 8,5% e Eduardo Braga (MDB) 7,4%.

Já Ricardo Nicolau (Solidariedade) , que se lançou pré-candidato recentemente, aparece com 2,7%, número considerado representativo por analistas políticos, considerando o curto período em que seu nome foi apresentado.

Carol Braz (sem partido) aparece com 3,2%.

Os indecisos somam 60,7%, o que é comum devido a distância do pleito. Segundo pesquisadores, a curva dos indecisos começa a cair, de fato, a partir de abril de 2022.

Pesquisa: Perspectiva Mercado e Opinião.

A rejeição do governador Wilson Lima, que em março superava os 70%, agora caiu para 42,4%. A aprovação da sua administração que não passava de 13%, agora atinge 22%.

A pesquisa realizada pela Perspectiva Mercado e Opinião, entrevistou 3.600 eleitores na capital e interior, tem grau de confiabilidade de 95%, e margem de erro máxima de 2% para mais ou para menos.

Ações no interior refletem recuperação

Um reflexo claro das ações realizadas pelo seu governo, principalmente no interior do Estado,  com a enorme injeção de recursos no interior do Estado, além do pagamento do auxílio permanente,  investimentos no setor primário e o maior pagamento da história para os profissionais da educação do Estado.

Ações essas que se revertem favoravelmente no desempenho de Wilson nas eleições de 2022.

O interior tem sido o responsável pela a recuperação administrativa e eleitoral do governador. Wilson apresenta 27% de aprovação e 21% de intenção de votos na pesquisa estimulada. No geral seu desempenho eleitoral ficou com 17%, onde há nove meses não passava de 7%. Mais do que dobrando seus índices eleitorais.

A performance de Wilson Lima na pesquisa é considerada um presente de fim de ano, pois caso se mantenham e continuem melhorando, ele pode ter, de fato, enorme chances de ir para o segundo turno.

Amazonino e Eduardo lideram na estimulada

O ex-governador Amazonino Mendes lidera na pesquisa estimulada com 28,5% das intenções de votos. O senador Eduardo Braga obtém 20,2% e Ricardo Nicolau com 8,9%.

Wilson está atrás de Eduardo por 3,2%. O que, segundo a avaliação de Durango Duarte, diretor da Perspectiva, indica que a eleição no Amazonas começa a ganhar novo formato. Segundo ele, Amazonino não seria mais imbatível. Olhando somente para Manaus lidera com folga, 30%. A soma de Eduardo, Wilson Lima e Nicolau é de 40%.

No interior Amazonino perde para Eduardo por um ponto (26% a 27%), distante dos 40% que apontaram algumas pesquisas nos últimos meses.

Prefeitos x Eleições 2022

O interior colocou 74% das intenções de voto em três nomes, o que sinaliza que os prefeitos e outras lideranças definiram quem ao final  ganhará nos 61 municípios.

A análise feita por Duarte é de que as duas vagas para governador no provável segundo turno será praticamente decidida na capital.  Segundo ele, Wilson com 21% no interior e 14% na capital pode se viabilizar para ir ao segundo turno, caso continue crescendo e não seja atingido por outras minas explosivas em seu percurso.

O prefeito David Almeida mantendo o apoio ao atual governador poderá ajudar ainda mais no desempenho de Wilson Lima. No entanto, Duarte questiona o tamanho do poder de transferência desta aliança entre as duas administrações.

Segundo ele,  “com certeza estaria limitado a faixa de 5 a 10 pontos percentuais no máximo. O que por si só colocaria o atual governador praticamente no segundo turno caso não derreta o que conquistou nos últimos seis meses”, analisa.

Confira a pesquisa na íntegra:

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima se reúne com agricultores no Ramal do Brasileirinho

Governador conversou com cerca de 1 mil agricultores do ramal do Brasileirinho, na zona rural de Manaus, onde ouviu demandas do setor primário do Estado.

7 de agosto de 2022

Multidão invade ruas de Maués em apoio à comitiva do PSD e aliados

A comitiva percorreu ruas do município e foi seguida por uma multidão de apoiadores que prestigiaram o lançamento da candidatura de Sidney Leite à reeleição na Câmara.

7 de agosto de 2022

Bolsonaro paga R$ 89 milhões em campanhas que elogiam sua gestão

Três campanhas institucionais são as mais caras pagas pelo Governo Bolsonaro. 60% do valor gasto até o momento é com ênfase nas redes sociais.

7 de agosto de 2022

Campanha de Lula quer Petrobras fora de privatização e ações da Eletrobras

Proposta da campanha de Lula inclui ainda a fusão da Petrobras com a Eletrobras criando uma estatal da energia. Assessores veem erros nas privatizações de Bolsonaro.

7 de agosto de 2022

Ambev pode sair do Amazonas e causar desemprego, alerta senador

Omar Aziz alertou que decretos de redução do IPI de concentrados ameaçam empregos em Maués, pois a Ambev, que compra guaraná do município; pode sair do Amazonas.

7 de agosto de 2022

Michelle Bolsonaro diz em culto que Planalto já foi ‘consagrado a demônios’

Michelle Bolsonaro reforça aspecto evangélico da campanha de Bolsonaro e tenta diminuir rejeição do presidente junto ao eleitorado das mulheres.

7 de agosto de 2022

1º debate com candidatos ao Governo do AM acontece neste domingo

Band Amazonas mantém tradição com debate e com o formato, anunciando o fim do botão de tempo que era administrado pelos próprios candidatos.

7 de agosto de 2022

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente

A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos.

7 de agosto de 2022