Pesquisa divulgada na tarde desta terça-feira (14) confirma a polarização entre Bolsonaro e Lula, com os dois se revezando na liderança entre a população do Amazonas.
Bolsonaro lidera quando não são apresentados nomes ao eleitor, mas quando uma lista de candidatos é apresentada, Lula fica na frente (Foto: Divulgação)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera a pesquisa espontânea no Amazonas com 24 pontos percentuais contra 20,9% do ex-presidente Lula (PT). Uma vantagem de 3,1%. No entanto, na pesquisa estimulada Lula passa a frente com 36.6% e Bolsonaro fica com 34,1%. Uma vantagem pró-Lula de 2,5%.
Na espontânea, a Perspectiva fez a seguinte pergunta para os entrevistados: Em 2022 teremos eleições para presidente. Em quem você votaria se a eleição fosse hoje? A maioria mencionou o nome do atual chefe do Executivo Federal, deixando Bolsonaro com uma pequena vantagem sobre Lula.
Na capital, Bolsonaro vence Lula por 39% a 28%. No interior do Estado, Lula ganha de 46% a 29%. O levantamento foi feito pela empresa Perspectiva, Mercado e Opinião e foi divulgado nesta terça-feira (14).
No cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, Lula vence por 42,4% a 37,9% de Bolsonaro, empate técnico dentro da margem de erro.
Depois de Bolsonaro, outros oito nomes foram citados: Lula (20,9%); Ciro Gomes/PDT (1,2%); Sérgio Moro (0,8%); Datena (0,4%); Guilherme Boulos/PSol (0,2%); João Amoêdo/Novo (0,1%); João Dória/PSDB (0,1%) e Simone Tebet/MDB (0,1%).
Os entrevistados que não souberam dizer em quem votariam são maioria na pesquisa espontânea: 48,4%.
Na pesquisa estimulada, oito nomes foram sugeridos aos eleitores para que eles escolhessem um para dar o voto caso fosse o dia da eleição. Nela, Lula é o primeiro colocado, com 36,6%. O petista também aparece como líder em potencial de votos, marcando 40,6%. Veja a avaliação dos demais nomes apresentados aos entrevistados:
Com uma diferença de apenas 0,4% do seu principal adversário, Bolsonaro é, na pesquisa divulgada hoje, o nome mais rejeitado para o cargo de presidente da República.
Questionados sobre em quem não votariam “de jeito nenhum para presidente em 2022”, o nome de Jair Bolsonaro é indicado com 40,8% de potencial de rejeição, contra 40,4% do ex-presidente Lula.
Depois dos candidatos mais polarizados do pleito, quem aparece como mais rejeitado é João Dória, com 21,5%. Confira:
A pesquisa ouviu 1.800 eleitores de Manaus e outras 10 cidades do Amazonas (Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Maués, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré e Tabatinga).
Realizada entre os dias 5 e 13 de setembro, tem confiabilidade de 95%, apresentando margem de erro de 2,3% para mais ou para menos.
A empresa alerta que a soma dos percentuais pode não totalizar 100%, devido ao critério de arredondamento, “visto que não utiliza nos relatórios os dados com casas decimais”.
Veja a pesquisa completa AQUI.
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: