fbpx

domingo, 16 de maio de 2021

Assembleia enrola e autorização para compra de vacinas segue travada

A proposta de Saullo Vianna (PTB), a partir do indicativo do governo, está parada na Casa. Projeto semelhante foi votado na Câmara de Manaus em menos de uma semana

25 de março de 2021

Compartilhe

A demora para aprovação do PL não impactará na aquisição das 1 milhão de doses da Sputnik V (Foto: divulgação)

Há quinze dias o Projeto de Lei nº 112 de 2021 que autoriza a compra das vacinas pelo governo estadual ainda não foi pautada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).  Desde o dia 17 de março, o PL está travado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A propositura é de autoria do deputado Saullo Vianna (PTB), a partir do indicativo do governo do estado, e deve adequar as leis do estado à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando a compra de vacinas por estados e municípios.

A aquisição, entretanto, fica condicionada aos lotes de fabricantes certificadas pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). Caso a análise da Anvisa ultrapasse mais de 72h, ficam à disposição os imunizantes sancionados por agências de saúde internacional.

Apesar disso, o atraso não impacta na compra já realizada da vacina russa, Sputnik V, pois os recursos estão carimbados na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Precisa da aprovação

Entretanto, o Estado recorreu do mandato da juíza federal, Jaiza Fraxe, determinando o uso dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), justificando que a autorização para o uso desse capital será regularizado somente sob aprovação do PL das vacinas na Aleam.

O governo possui atualmente R$ 150 milhões carimbados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para esse fim e o governador tem se reunido com outros estados da federação para organizar a compra.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Política

PSDB-AM lamenta morte de Bruno Covas: ‘é exemplo a ser seguido’

Arthur Neto e Luiz Alberto Carijó falaram dos ideais de Covas e destacaram que ele é um exemplo a ser seguido pela militância partidária.

16 de maio de 2021

Omar destaca erro na condução da pandemia e desinteresse por vacinas

O senador Omar Aziz preside a CPI da Covid e fez estas afirmações durante entrevista à GloboNews; Aziz diz que todos sabem que houve 'erro' na condução da pandemia.

16 de maio de 2021

Inspirado na Netflix, grupo lança ‘Bolsoflix’; assista a um dos vídeos

Desde a última sexta (14), um site foi ao ar, reunindo uma série de vídeos do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados do Governo Federal; confira o trailer.

16 de maio de 2021

Sem máscara, Bolsonaro pede aprovação do voto impresso e ataca Lula

O presidente Jair Bolsonaro compareceu hoje a atos pró-governo. Com queda na aprovação de seu governo, ele disse aos manifestates que mudanças não são imediatas.

15 de maio de 2021

Empate: população está dividida sobre impeachement de Bolsonaro

A pesquisa DataFolha divulgada hoje (15) indica um empate técnico entre as pessoas que aprovariam, ou não, um processo de impeachement ao presidente Jair Bolsonaro.

15 de maio de 2021

Bancada reage à permissão para Pazzuello ficar calado na CPI

Interrogado na próxima quarta-feira (19) o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, assegurou no Supremo Tribunal Federal uma liminar que garante o direito de ficar calado.

15 de maio de 2021

Fachin nega pedido da Polícia Federal e não vai investigar Dias Toffoli

Fachin determinou que é preciso aguardar o plenário da Corte se manifestar sobre o tema. O ministro enviou o processo para o plenário virtual do STF.

15 de maio de 2021

Saúde não teve mais recursos pois Governo não contava com segunda onda

Em ofício, o Ministério da Economia indicou que não destinou mais recursos para Saúde na LOA em 2021, pois o ministério não contava com o recrucidamento da pandemia.

15 de maio de 2021