fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Arthur Neto inicia ‘romaria’ eleitoral no interior, onde perdeu em 2010

Quando concorreu à reeleição ao Senado, Arhtur Neto perdeu nos quatro maiores colégios eleitorais do Amazonas, o que deu vantagem à Vanessa Grazziotin.

25 de abril de 2022

Compartilhe

Naquele ano, Eduardo Braga foi eleito com 42,07% e Vanessa Grazziotin, que teve 22,89%, menos dois pontos percentuais à frente de Arthur Neto (Foto: Divulgação)

Consciente da falta de competitividade no interior, o ex-prefeito de Manaus e pré-candidato ao Senado pelo PSDB, Arthur Virgílio Neto, fez visitas aos municípios de Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea neste fim de semana.

Desde que lançou a pré-candidatura ao Senado, no mês de março, é a primeira vez que Arthur Neto vai ao interior.

Em 2010, quando também disputou uma vaga no Senado, Arthur perdeu nos dois municípios que visitou neste fim de semana. Naquele ano, Eduardo Braga – que tinha acabado de deixar o Governo do Estado – foi eleito com 42,09% e a então deputada federal Vanessa Grazziotin, que teve 22,85%, ficando menos de um por cento à frente de Arthur Neto, que obteve 21,92% dos votos válidos.

Maiores colégios eleitorais do interior

Naquele mesmo ano, Arthur também perdeu em grandes colégios eleitorais do Amazonas. Em Manacapuru, Itacoatiara e Parintins, Arthur foi derrotado por Eduardo Braga com uma vantagem de 24.194 votos.

Vanessa derrotou Arthur em Parintins e Itacoatiara. Em Manacapuru, o tucano superou a comunista por uma margem apertada de 453 votos.

Conforme números do Tribunal Superior Eleitoral, em Manaus, reduto eleitoral do tucano, Arthur teve 391.088 votos, superando Vanessa, mas foi atropelado pela votação esmagadora de Eduardo Braga, que contou com 754.309 votos na capital.

Atualmente, nas principais pesquisas de intenção de voto, o tucano aparece bem mais competitivo, atrás do atual senador Omar Aziz (PSD), que busca a reeleição.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022