fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

‘Amazônia, por ser úmida, não pega fogo’, diz Bolsonaro a investidores em Dubai

Durante abertura do Invest in Brasil Forum, em Dubai, Bolsonaro disse que a Amazônia se encontra em níveis de preservação iguais aos do início da colonização portuguesa.

15 de novembro de 2021

Compartilhe

Para Bolsonaro, Amazônia "está igual em 1500" (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Na tentativa de rebater críticas com relação ao aumento nos registros de focos de incêndio na Amazônia, e contrariando dados sobre o desmatamento da floresta, o presidente Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (15) que a floresta se encontra hoje em níveis de preservação iguais aos do início da colonização portuguesa, em 1500.

A declaração foi dada durante a abertura do Invest in Brasil Forum, em Dubai, nos Emirados Árabes. No evento, Bolsonaro tenta articular a criação de uma agência da Embratur em Dubai, que servirá como “escritório de turismo” brasileiro no país árabe.

Durante discurso, disse que os ataques à política ambiental brasileira feitos durante a conferência da ONU para mudanças climáticas, a COP26, “não são justos”.

“Os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada, está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1500. A Amazônia é fantástica”, disse o presidente.

Além disso, o presidente brasileiro convidou os participantes a conhecerem a região, que definiu como um turismo para “um paraíso na Terra” e acrescentou que a floresta, por ser úmida, “não pega fogo”.

“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem e um passeio pela Amazônia é algo fantástico, até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Que os senhores vejam realmente o que ela tem. Com toda certeza, uma viagem inesquecível”, afirmou Bolsonaro.

Dados confirmam desmatamento na Amazônia

As afirmações do presidente brasileiro sobre a Amazônia, no entanto, esbarram em relatórios recentes como o do MapBiomas apontando que, entre 1985 e 2020, 16,4% da floresta havia sido queimada pelo menos uma vez.

Na sexta (12), o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que a área de alerta de desmatamento da Amazônia Legal em outubro de 2021 foi a maior para aquele mês dentro dos últimos sete anos. Registrou-se 877 km² de devastação da floresta na Amazônia, um aumento de 5% em relação a outubro de 2020.

*Com informação do site Congresso em Foco

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021

Prefeito reúne secretariado para alinhar estratégias econômicas para 2022

Entre os projetos está a construção de seis viadutos; o Mirante da Ilha de São Vicente; o Mirante “Encontro das Águas” Rosa Almeida; e a reforma de paradas de ônibus.

26 de novembro de 2021

Candidato à presidência pelo PSDB deve ser revelado neste sábado

Após cinco dias de suspensão por conta de problemas no aplicativo de votação, o PSDB vai retomar suas prévias presidenciais a partir deste sábado (27), das 8h às 17h.

26 de novembro de 2021

Lula diz que Bolsonaro segue sendo o maior aliado do coronavírus no país

Ex-presidente responsabiliza atual governante por manter fronteiras abertas mesmo com novas variantes detectadas. Hoje, a Anvisa recomendou algumas restrições para viajantes.

26 de novembro de 2021

Texto que institui Auxílio Brasil será analisado pelo Senado Federal

A manutenção da famílias beneficiárias dependerá, no mínimo, do cumprimento de algumas condições relativas à realização do pré-natal, calendário de vacinação e entre outras.

26 de novembro de 2021

Teste do pezinho é ampliado e passa a detectar até 53 doenças no bebê

O projeto aprovado pelo Senado Federal ampliou o alcance do exame, detectando até doenças raras e que só podem ser descobertas após testes na rede particular de saúde.

26 de novembro de 2021