fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Adesivaço com Menezes e Alberto é propaganda antecipada, alerta advogada

Rivais na disputa pela Prefeitura de Manaus, Menezes e Alberto Neto caminham lado a lado nesta eleição e hoje participam de adesivaço de veículos na zona Sul de Manaus.

19 de março de 2022

Compartilhe

Alberto Neto (à esquerda) e Coronel Menezes durante adesivaço em Manaus neste sábado (Fotos: Divulgação/Assessoria do Coronel Menezes)

Pelo menos mil veículos foram adesivados em uma ação encabeçada pelo Movimento Direita Amazonas, neste sábado (19), na zona Sul de Manaus. No ato, dois pré-candidatos bolsonaristas nesta eleição, Capitão Alberto Neto e Coronel Menezes aparecem segurando adesivos com as frases “estou com Menezes” e “Bolsonaro #2022”. Especialista em direito eleitoral alerta que a ação configura crime eleitoral por se tratar de uma propaganda antecipada.

“Não pode. Esse tipo de adesivo é propaganda antecipada. Se alguém representar à Justiça Eleitoral ou ao Ministério Público Eleitoral, os pré-candidatos que participaram do ato vão responder em uma representação por propaganda eleitoral antecipada”, explica a advogada e especialista em Direito Eleitoral, Maria Benigno.

Segundo ela, os envolvidos no ato podem ter de pagar uma multa e esse valor pode ser em dobro em caso de reincidência.

O ato pode configurar abuso de poder econômico. “Isso pode se caracterizar desta forma porque está sendo gasto um dinheiro antes do tempo, e ninguém sabe quanto, para fazer esse tipo de adesivagem que, com certeza, ocorre junto com motociata e carreata”, acrescenta a especialista em direito eleitoral.

Veja a galeria de imagens enviadas pela assessoria do Coronel Menezes ao RealTime1:

Menezes aproveitou para convidar para o próximo adesivaço que está programado para ocorrer em Manacapuru.

Alberto Neto e Menezes usaram as redes sociais para divulgar participação no evento. Veja os registros no Instagram:

Novos amigos

Rivais na disputa pela Prefeitura de Manaus em 2020, Coronel Menezes e Capitão Alberto Neto agora caminham juntos.

Este mês os dois se filiaram ao PL, mesmo partido de Bolsonaro, e já percorrem regiões do Estado como pré-candidatos nas Eleições Gerais deste ano, com Menezes em busca da cadeira que hoje é ocupada por Omar Aziz (PSD) e Alberto em busca da reeleição para deputado federal.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022