quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Cenário imperfeito: Lula enfrenta pressão por mudança e desaprovação nos maiores colégios eleitorais

COMPARTILHE
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Se o presidente Lula tomar como referência a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26/2), o recado dos eleitores de oito estados – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás – é direto: sua gestão precisa passar por uma reconfiguração urgente.

Os oito estados representam 62% do eleitorado brasileiro. Em todos eles, a maioria dos entrevistados acredita aque o governo deve adotar um novo rumo nos próximos dois anos.

A desaprovação do governo Lula aumentou em estados-chave do país, incluindo regiões que historicamente apoiaram o petista. Exemplo disso é a Bahia, onde a desaprovação do governo subiu de 33% para 51% na Bahia.

Para agravar o cenário, a insatisfação com o governo federal supera 60% nos três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Desde dezembro, a desaprovação ao governo subiu de 55% para 69% em São Paulo, de 47% para 63% em Minas Gerais, enquanto no Rio de Janeiro atingiu 64%.

No Paraná, o índice cresceu de 53% para 68%, enquanto no Rio Grande do Sul atingiu 66%, respectivamente. Em Goiás, a rejeição passou de 56% para 70%, e em Pernambuco subiu de 33% para 50%.

A pesquisa também revelou pessimismo em relação à economia. A maioria dos entrevistados em todos os estados analisados acredita que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses.

Em São Paulo, esse percentual é de 62%, seguido por 59% em Minas Gerais, 60% no Rio de Janeiro, 50% na Bahia, 61% no Paraná, 56% no Rio Grande do Sul, 51% em Pernambuco e 58% em Goiás.

A segurança pública e a saúde aparecem como maiores preocupações da população.

No Rio de Janeiro, 71% dos entrevistados apontam a violência como principal problema, enquanto em São Paulo o percentual é de 34%, na Bahia é de 44% e em Pernambuco, 32%. Já a saúde é a maior preocupação de 29% dos mineiros, 26% dos paranaenses, 27% dos gaúchos e 40% dos moradores de Goiás.

O levantamento também analisou a rejeição ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é mais rejeitado que Lula apenas na Bahia (60%) e em Pernambuco (56%). Nos outros estados, os índices de rejeição de Bolsonaro variam entre 41% e 53%.

A pesquisa ouviu eleitores entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Em São Paulo, foram entrevistadas 1.644 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais. Nos demais estados, a margem de erro é de três pontos percentuais.

Confira na íntegra a pesquisa Qauest:

Leia Mais:





COMPARTILHE