O segmento opera com aproximadamente 50% dos voos em comparação ao período antes da pandemia. Demanda por voos internacionais chega a ter 90% de redução, segundo a Abav-AM.
Pandemia afetou em 90% procura por voos internacionais para o Amazonas (Foto: Reprodução)
A variante do vírus Sars CoV-2 detectada no Amazonas afeta a procura pelos voos destinados ao estado. A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas (Abav-AM) estima queda de 90% na demanda por voos internacionais.
De maneira geral, o segmento opera com aproximadamente 50% dos voos em comparação ao período antes da pandemia.
O vice-presidente de turismo emissivo da ABAV-AM, Jaime Mendonça Júnior, explica que a nova cepa do coronavírus tem afetado expressivamente o receptivo, que tem maior procura por passageiros das regiões sul e sudeste do Brasil; e americanos e europeus.
“Profissionais do sul e sudeste que vinham a trabalho, pararam. Os estrangeiros têm outra cultura, consideram as questões políticas, de segurança e de saúde. A situação agravou ainda mais para o futuro porque as informações mostram que o Amazonas não cuida da saúde, gerando insegurança sanitária”.
O vice-presidente informa que atualmente a empresa American Airlines oferta voos internacionais a Manaus cinco vezes por semana, porém, sem procura.
“E a Copa Airlines suspendeu os voos até que a situação da epidemia melhore”, informou.
Reportagem: Priscila Caldas
Leia mais: