A afirmação é do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele acredita que a megaepidemia possa acontecer em 60 dias devido ao alto grau de transmissibilidade do vÃrus.
Mandetta deu as declarações em entrevista a TV Cultura de São Paulo. (Foto: Divulgação)
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse, em entrevista à TV Cultura de São Paulo, que a variante do novo coronavÃrus detectada primeiramente em Manaus pode provocar uma megaepidemia no Brasil.
“Provavelmente, a gente vai plantar essa cepa em todos os territórios da federação e daqui a 60 dias a gente pode ter uma megaepidemia”, ressaltou.
Segundo o portal de notÃcias UOL, Mandetta acredita que a transferência de pacientes da capital amazonense para outros estados e a falta de controle podem “plantar” a nova cepa em todo o território brasileiro.
De acordo com ele, poderia agravar a situação da pandemia no Brasil, pois há indÃcios de que a variante aumenta a transmissibilidade do vÃrus.
As outras crises enfrentadas pelo Brasil ao longo da pandemia apontadas por Mandetta teriam sido as seguintes: a sabotagem por parte do presidente Jair Bolsonaro ao sistema de prevenção e a defesa do uso da cloroquina que “contaminou a polÃtica do tratamento”.
Além disso, o pouco alcance da testagem e o discurso desestimulante de Bolsonaro à vacina, segundo o ex-ministro.
*Com informações do UOL
Leia mais: