fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Parlamentares rechaçam associação do AM à nova cepa do coronavírus

Eduardo Braga e Sinésio Campos se manifestaram contra a associação do Amazonas ao nome usado por jornalistas do Sudeste do País para designar a nova variante do SARS-CoV-2.

28 de janeiro de 2021

Compartilhe

O surgimento das linhagens é um processo natural, resultado do acúmulo de mutações ao longo do tempo em que um vírus circula em uma população.

Nesta quinta-feira foi a vez do senador Eduardo Braga (MDB) se manifestar contra a associação do Amazonas ao nome usado por jornalistas do Sudeste do País para designar a nova variante do SARS-CoV-2.

Ontem o deputado petista Sinésio Campos chegou a usar uma expressão característica dos fãs de Bolsonaro para criticar a associação, feita por uma emissora de televisão.

Braga numa nota divulgada na internet afirma que “não merecemos ter a nossa identidade associada a uma das variantes mais transmissíveis no novo coronavírus”.

O senador alerta que este estigma pode acompanhar o Estado por gerações.

Variante Amazonense, não!

Estudos comprovaram uma mutação no vírus que circula em Manaus e que foi responsável pelos altos índices de internações e mortes.

Um estudo realizado por 23 cientistas apontou que a variante P1, encontrada em Manaus é mais infecciosa para o atual período, e já atingiu uma frequência elevada (42%, 13 de 31) entre as amostras de genoma obtidas de casos Covid-19.

Estudos apontam que cada 100 pessoas infectadas contaminam outras 130.

Observatório Covid-19

A quarta nota técnica divulgada recentemente pelo Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz alerta que o surgimento das linhagens é um processo natural, resultado do acúmulo de mutações ao longo do tempo em que um vírus circula em uma população.

“Esse processo é mais rápido em vírus de genoma RNA, tal como o SARS-CoV-2, pela falta da atividade de correção da RNA polimerase, enzima responsável pela replicação do material genético, mas também pela grande quantidade de partículas virais produzidas diariamente no hospedeiro”, explica a nota.

O RNA seria o DNA dos vírus.

Texto: Daniela Tipiti

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021

REALTIME promove rodada de entrevistas com ‘reitoráveis’ da Ufam

Comunidade acadêmica realizará nos dias 10 e 11 de março a consulta que vai indicar a lista tríplice a ser levada para o presidente Jair Bolsonaro

25 de fevereiro de 2021

Novo corregedor-geral será escolhido hoje pelo Ministério Público

A votação virtual está sendo realizada até às 14h, pelo sistema Virtus através da internet. Para o cargo, entre os 20 procuradores no estado, há apenas uma candidata inscrita

25 de fevereiro de 2021

BR-319 ganha frente parlamentar em defesa da pavimentação da estrada

A Frente será composta por parlamentares da Amazônia e Ministério da Infraestrutura. Apara o início das obras, previstas para o 2o semestre

25 de fevereiro de 2021

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021