fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

Petroleiros do Amazonas anunciam greve por tempo indeterminado

Entre as reclamações estão: desrespeito a protocolos de prevenção da Covid-19 na Reman, más condições de trabalho e descumprimento de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho

5 de março de 2021

Compartilhe

De acordo com o Sindipetro-AM, paralisação na Reman é por tempo indeterminado (Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Petroleiros do Estado do Amazonas (Sindipetro-AM) anunciou paralisação das atividades na Refinaria Isaac Sabbá (Reman) por tempo indeterminado, nesta sexta-feira (5).

A categoria é contra o processo de venda da refinaria e também exige uma série de direitos trabalhistas.

“Nossa pauta é em defesa da vida, uma pauta em defesa da segurança dos trabalhadores dentro do sistema Petrobras. Queremos debater sobre a pandemia da Covid-19 porque, até o momento, a gestão da Petrobras na refinaria de Manaus se nega a dialogar e colocar medidas de proteção”, explicou Marcus Ribeiro, coordenador do Sindipetro-AM.

Os trabalhadores acusam a Reman de desrespeito aos protocolos de prevenção à Covid-19 na refinaria, com falta de testes para os trabalhadores; más condições de trabalho, que vão desde a qualidade da alimentação até ausência de cadeiras para os petroleiros que possuem um regime de trabalho de turno de 12h; e o descumprimento de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que diz a respeito a movimentação de pessoal na Reman.

De acordo com o ACT, a Petrobrás deve informar, com solicitação prévia, para os sindipetros, a quantidade de efetivo, número de transferência e aposentadorias nas instalações da empresa. E em meio à pandemia, a Petrobrás também deve informar o número de casos de Covid-19 dentro das instalações, determinação que, segundo os petroleiros, não vem sendo obedecida.

Baixo efetivo

Outra reclamação da categoria diz respeito ao baixo efetivo.

“Estamos com efetivo reduzido e isso coloca em risco a vida e a segurança dos trabalhadores. Na nossa concepção, isso é um reflexo da política de precarização para poder acelerar a venda da nossa refinaria e a consequente saída da Petrobras do Estado do Amazonas”, acusou o petroleiro.

A equipe do RealTime1, entrou em contato com a assessoria da Reman para responder as acusações feitas pelo Sindipetro-AM, mas até a publicação desta matéria não houve respostas.

Assim que a reportagem receber o posicionamento da Petrobras, as respostas serão incluídas no texto.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Negócios

Mais de 40% dos contribuintes enviaram declaração do Imposto de Renda

Prazo começou em 1º de março e vai até as 23h59min do dia 31 de maio. Data limite foi adiada por conta das dificuldades no recolhimento de documentos impostas pela pandemia.

17 de abril de 2021

Senac AM lança projeto para reconectar pessoas com o mercado de trabalho

Projeto “Reconexão com o mercado de trabalho” terá início nesta segunda-feira (19) e segue durante a primeira semana de maio, em menção ao Dia do Trabalhador (1º).

17 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ recebe mais de 2 mil cadastros no primeiro dia

Benefício irá contemplar permissionários, empreendedores e informais já cadastrados no sistema municipal, ativos e com registro atualizado nas galerias populares.

17 de abril de 2021

General Silva e Luna é confirmado no comando da Petrobras

Ex-ministro da Defesa e ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna substitui o economista Roberto Castello Branco na presidência da Petrobras.

16 de abril de 2021

Demanda por voos no Aeroporto de Manaus tem redução de 36% em março

Conforme Infraero, no ano, a demanda por voos no estado apresenta o segundo resultado negativo consecutivo. Abear afirma que o setor é afetado pelo agravamento da pandemia.

16 de abril de 2021

Diesel apresenta reajuste de 3,60% e gasolina 1,97% no preço do litro ao distribuidor

Gasolina sofre reajuste de 1,97% do preço médio por litro e sem tributação entre os dias 15 e 16 do mês de abril, passou de R$2,58/litro para R$2,63/litro.

16 de abril de 2021

LG garante assistência mesmo após fechamento da unidade de celulares

Empresa dará continuidade na fabricação de telefones durante o segundo trimestre de 2021 para cumprir as obrigações contratuais com operadoras. Apoio técnico está mantido.

16 de abril de 2021

Sem verba, Suframa descarta realização da Feira Internacional da Amazônia

As oito edições da Feira Internacional da Amazônia representaram a principal vitrine de divulgação e formalização de negócios do PIM. Última edição aconteceu no ano de 2015.

16 de abril de 2021