terça-feira, 22 de setembro de 2026
CRIMES AMBIENTAIS

MJSP lança edital para pesquisa sobre crimes na Amazônia Legal

Objetivo é subsidiar políticas públicas de enfrentamento à criminalidade, considerando cada região.
COMPARTILHE
(Foto: Divulgação)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou edital voltado a Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), da Amazônia Legal.

Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Gross, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão serão contemplados com o edital para realização de pesquisa sobre a relação de crimes financeiros relacionados a crimes ambientais na região.

A pesquisa servirá de orientação e subsídio para políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da criminalidade na Amazônia Legal.

O foco são crimes contra o meio ambiente, considerando as especificidades das dinâmicas da região, que representa mais da metade do território brasileiro e faz fronteira com oito países.

Em julho, a Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DEP/Senasp) realizou audiência pública com Instituições de Ensino Superior públicas federais e estaduais para conhecer linhas de pesquisa em andamento e a avaliações de diferentes pesquisadores sobre os principais desafios e prioridades para a região.

Participaram 28 grupos de pesquisa de dez instituições sediadas na Amazônia Legal.

Propostas para pesquisa

As propostas para o edital publicado nesta semana devem ser submetidas até 16 de outubro de 2023.

A íntegra do Edital e seus anexos podem ser consultados neste endereço e no Portal – Transferegov.br (TED).

Esclarecimentos sobre o conteúdo podem ser obtidos pelo e-mail [email protected].

Leia Mais:

COMPARTILHE