quinta-feira, 25 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

ECONOMIA

Indústria faz encontro com parlamentares da Amazônia Ocidental em Brasília

CIEAM e a ABRACICLO realizam um encontro com parlamentares dos Estados da Amazônia Ocidental.
COMPARTILHE
Vista aérea do Polo Industrial de Manaus
Vista aérea do Polo Industrial de Manaus (Foto: Divulgação)

As entidades representativas do setor industrial Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO) realizaram um café da manhã com parlamentares dos Estados da Amazônia Ocidental nesta quarta-feira (27), no salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Este encontro teve como objetivo promover um diálogo sobre iniciativas para fortalecer ainda mais a Zona Franca de Manaus (ZFM), modelo de desenvolvimento regional que compreende três polos econômicos: Comercial, Industrial e Agropecuário destacando seu impacto econômico, social e ambiental.

Além do Amazonas, a área de abrangência da Suframa compreende os Estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte do Amapá, além das áreas de livre comércio (ALCs) localizadas em Tabatinga, no Amazonas, Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, no Acre; Guajará-Mirim, em Rondônia, Boa Vista e Bonfim em Roraima, Macapá e Santana no Amapá.

Essa indústria vital para a região desempenha um papel fundamental na geração de empregos, no crescimento econômico e na promoção da sustentabilidade na região.

O evento contou com a participação do superintendente-adjunto executivo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Luiz Frederico Aguiar; o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Paulo Rocha e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“Este encontro em Brasília com a Bancada Parlamentar da Amazônia Ocidental é mais uma ação do CIEAM e ABRACICLO, com o objetivo de seguir fortalecendo o relacionamento com a classe política, com o reconhecimento de sua grande importância na discussão das pautas de interesse da indústria e da sociedade da Amazônia, na construção de um ambiente de colaboração estreita entre os Estados amazônicos e o governo federal.”

“Este diálogo contínuo é essencial para enfrentar os desafios e oportunidades que a Amazônia apresenta, abordando temáticas e estratégias conjuntas que promovam a  competitividade e o desenvolvimento sustentável da nossa região”, destaca o presidente do Conselho Superior do CIEAM, empresário Luiz Augusto Rocha.

Para o presidente da ABRACICLO, Marcos Bento, o evento foi fundamental para ampliar o debate sobre a importância do desenvolvimento econômico da região.

“A preservação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) é essencial para a manutenção da Indústria, dos investimentos, da geração de emprego e renda e preservação da floresta. Por isso, queremos ampliar a discussão sobre o tema”, enfatiza.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE