sábado, 7 de setembro de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Índice de Confiança da Indústria mostra queda no otimismo

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra queda no otimismo do empresário industrial em 28 dos 29 setores na comparação entre dezembro de 21 e 20.
COMPARTILHE
[tta_listen_btn]
Indústria

Levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra queda no otimismo do empresário industrial em 28 dos 29 setores que compõem o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), em uma base de comparação de dezembro de 2021 com dezembro de 2020 – meses em que o décimo terceiro salário é pago, o que gera aumento das expectativas de consumo.

Na comparação com novembro deste ano, no entanto, o nível de confiança sobiu em 23 setores. Segundo o gerente de Analise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o índice mede a confiança do empresário para os próximos seis meses e, no caso de dezembro, leva em conta também os efeitos que o décimo terceiro terá ao longo do período. “Dezembro é um mês diferenciado por isso”, disse ele.

Azevedo lembra que a situação em que o país se encontrava em dezembro de 2020 era ainda mais diferenciada por conta da expectativa de o auxílio emergencial pago pelo governo “dar um impulso grande” à economia. “Foi um momento atípico e uma série de estímulos à demanda que se refletiu em uma produção mais forte”, resume o gerente da CNI.

Leia mais:

COMPARTILHE