quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Governo propõe acordo para evitar preços abusivos em Belém durante a COP30

COMPARTILHE
Foto: Henrique Raynal - Ascom/CC
Foto: Henrique Raynal - Ascom/CC

O Governo Federal quer garantir que os visitantes da COP30, marcada para novembro de 2025 em Belém, encontrem preços justos na rede hoteleira. Para isso, propôs nesta quarta-feira (16/4) a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com hotéis e plataformas de hospedagem da capital paraense.

A medida foi discutida em uma reunião com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Celso Sabino (Turismo), representantes do setor hoteleiro e da Secretaria Extraordinária para a COP30.

O objetivo do acordo é evitar a cobrança de valores abusivos durante o evento e assegurar que todos os participantes — de chefes de Estado a membros da sociedade civil — tenham condições de participar do encontro sobre as mudanças climáticas.

Segundo o ministro Rui Costa, é importante que Belém ofereça uma boa experiência aos visitantes, com preços acessíveis. “Queremos que todos possam vir, participar da COP e voltar aos seus países com uma imagem positiva da cidade e do Brasil”, afirmou.

Celso Sabino reforçou que o governo está empenhado em fazer da COP30 a melhor de todas as edições e que isso passa pelo equilíbrio nas relações comerciais. “Vamos usar todos os recursos disponíveis para garantir preços justos e evitar abusos”, disse.

A assinatura do termo deve contar também com a participação do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), além de entidades do setor hoteleiro e representantes de plataformas de hospedagem.

O acordo terá regras claras para garantir transparência e previsibilidade nos preços durante o evento.

Leia Mais:

COMPARTILHE