terça-feira, 16 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

SUSTENTABILIDADE

Governo do Amazonas quer impulsionar geração de energia limpa

Governo do Amazonas quer ampliar a geração de energia renovável no estado.
COMPARTILHE
Governo do Amazonas
tadeu de souza e secreta769 rio ronney peixoto 02 foto ricardo machado sgvg

O Governo do Amazonas vem fazendo esforços para impulsionar a geração de energia limpa alinhando o seu planejamento de transição energética com o desenvolvimento de novas matrizes econômicas.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (22), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e o titular da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, discutiram estratégias para promover desenvolvimento econômico sustentável no estado.

Governo do Amazonas

Durante o encontro, Ronney Peixoto detalhou os planos estratégicos da Semig, pasta recém-criada pelo governador Wilson Lima, que tem como missão formular, coordenar e implantar políticas públicas relacionadas aos setores de energia, energias renováveis e geodiversidade.

Uma das principais metas da Semig é explorar o potencial energético do Amazonas, alinhando-o com o combate à pobreza e a sustentabilidade ambiental.

Tadeu de Souza enfatizou a importância da transição energética como um dos pilares do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

O programa prevê o investimento de mais de R$ 47,2 bilhões no Amazonas, com R$ 4,5 bilhões destinados especificamente para projetos de transição e segurança energética.

O vice-governador ressaltou que o desenvolvimento econômico sustentável é fundamental para o futuro do Amazonas, e a transição energética desempenha um papel crucial nesse processo.

“A Semig foi criada pelo governador Wilson Lima para, dentre vários objetivos, fazer o planejamento de transição energética e prospectar o potencial do Amazonas, hoje ainda embrionário, nesse setor tão importante para a nossa economia. Não existe outra forma de desenvolvimento econômico que não seja o sustentável” afirmou Tadeu.

A Semig também está focada em atrair investimentos para setores como mineração, indústria do óleo e gás, e indústria de transformação mineral.

No entanto, esses esforços devem estar alinhados com as políticas estaduais de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, garantindo que a exploração dos recursos naturais da região não prejudique o ambiente nem a qualidade de vida das comunidades locais.

Governo do Amazonas

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE