Nas próximas semanas, uma instrução normativa deve ser editada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, para aumentar o valor de subsídios destinados aos beneficiários do financiamento do Minha Casa, Minha Vida na região Norte, onde historicamente as realizações do programa ficam abaixo das metas traçadas.
O governo tem o diagnóstico de que os moradores do Norte enfrentam maiores obstáculos para acessar os financiamentos e vê duas razões principais:
- predominância de renda informal, o que dificulta a análise de crédito das famílias pela instituição financeira;
- os imóveis têm custos mais elevado porque há restrição de oferta e maiores gastos com logística para transportar materiais de construção.
Dessa forma, o governo federal entende que a concessão de um desconto maior reduziria o peso do valor da entrada para essas famílias.
O FGTS destinou 8,95 bilhões em 2023 para bancar parte do valor dos imóveis ou viabilizar um redutor de taxas de juros. Desse valor, 272,8 milhões beneficiaram moradores do norte (3,05%).

Henrique Medina, presidente da Associação da Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) agradeceu ao ministro Jader Filho pela atenção dada à região.
Em 15 de janeiro deste ano a Ademi-AM participou de reunião em Belém (PA) com o ministro Jader Filho. Na ocasião, discutiu-se melhorias na construção civil e habitação de Interesse Social na Região Norte, com base na pesquisa “Dados da Região Norte – Diagnóstico”, realizada em colaboração com à Câmara Brasileira da Industria da Construção ( CBIC).
A Ademi-AM apresentou soluções práticas e relatórios detalhados de análise de crédito dos últimos meses, fornecendo informações sobre a situação financeira para propostas mais assertivas.
Leia Mais: