sábado, 13 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

FPFtech apresenta soluções inovadoras para negócios durante o ‘Tech Talks’

Ambientes fabris digitais, drones para realização de inventários e sensoreamento de barcos para evitar acidentes foram algumas soluções inovadoras apresentadas.
COMPARTILHE
soluções inovadoras

Ambientes fabris digitais, drones para realização de inventários e sensoreamento de barcos para evitar acidentes foram algumas das soluções inovadoras apresentadas pela FPFtech durante o evento presencial ‘Tech Talks’, na Unidade 6 da Uninorte, no Centro de Manaus. O encontro reuniu estudantes, professores e interessados na área de tecnologia.

O Metaverso na Indústria 4.0 foi o tema da palestra do Gerente de Projetos, Ricardo Moura. “No metaverso, existe um ambiente virtual que você entra com um avatar. Na indústria 4.0, um processo produtivo é digitalizado de forma que se consiga interagir virtualmente no processo produtivo real”, explicou.

Ricardo Moura contou que a FPFtech já desenvolveu esse tipo de tecnologia, chamada de ‘Gêmeo Digital’, para um cliente e continua em processo de expansão. “O grande mote é otimizar os processos com a criação de um ambiente mais seguro que anteveja todo o processo e consiga solucionar possíveis problemas”, disse.

Outro projeto apresentado ao público foi o Falcon, tecnologia que utiliza o uso de drones para realização de inventários. Os colaboradores Rodrigo Braga e Rômulo Cardoso explicaram que a solução tecnológica, que ainda está em processo de desenvolvimento, representa mais agilidade, precisão e economia para as empresas.

Práticas ágeis em projetos de software e automação também foram apresentadas pela Gerente de Projetos Carla Oran e pelo Analista de Sistemas, Vanilton Pinheiro. “A Metodologia Ágil é um conjunto de práticas para entender as demandas de um projeto, agir e realizar tudo com eficiência. É uma ponte que tenta eliminar as lacunas no processo de desenvolvimento de software e entregar o produto final com mais rapidez e agilidade, sempre com qualidade”, destacou Carla Oran.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

O último projeto apresentado foi o OnBoat, uma tecnologia de sensoriamento de embarcações, integrado a uma aplicação com Dashboard, que captura diversos dados e medições para evitar danos ou acidentes. “É um IoT (Internet das Coisas) voltado para a realidade regional”, explicou o colaborador Raphael Nunes.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer de perto os profissionais e tirar dúvidas sobre as principais tecnologias da Economia Digital e Indústria 4.0.

Sobre o Tech Talks

Mais de 2 mil pessoas já participaram das edições itinerantes e gratuitas do Tech Talks nas universidades e escolas técnicas de Manaus.

Em tempos de isolamento social, o evento ganhou um formato digital, online, mas com a mesma premissa de transmitir informações técnicas de alto nível, para complementar a formação acadêmica de estudantes, turbinar a carreira de profissionais e atrair novos entusiastas da área de tecnologia. Agora, está de volta ao formato original, presencial.

Leia Mais:

COMPARTILHE