terça-feira, 16 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

UNIFICAÇÃO

Extratos bancários serão padronizados pelos bancos em julho no Brasil

Medida inicialmente abrange as operações de depósito e saque e vai melhorar a compreensão das informações pelos clientes
COMPARTILHE
extratos bancários Os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações (Foto: Reprodução/Canva)
Os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações (Foto: Reprodução/Canva)

Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irão padronizar as nomenclaturas dos extratos bancários a partir de 8 de julho. Inicialmente, a medida abrangerá as várias denominações existentes para operações de saque e depósito, sendo que outras operações financeiras serão incluídas posteriormente.

A iniciativa é para facilitar o dia a dia dos clientes, tornando a compreensão das informações mais acessível, especialmente para aqueles que possuem contas em mais de uma instituição financeira.

Os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.

Veja dois exemplos de como isso funcionará na prática:

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

  • A operação “depósito de cheque no ATM”, onde o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos da agência, será descrita como “DEP CHEQUE ATM”.
  • A operação “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta” será impressa como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE