quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Ex-coordenador do INSS é preso após ser encontrado em Manaus e depor à CPI

COMPARTILHE
Ex-coordenador-geral de Pagamento de Benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

O ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na madrugada desta terça-feira (2/12) após depor à CPI que investiga fraudes em descontos aplicados a aposentados e pensionistas.

Jucimar havia sido localizado pela Polícia Legislativa em Manaus, após apresentar dois atestados médicos que justificariam sua ausência nas sessões anteriores. Ele foi levado a Brasília por condução coercitiva.

📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram

Durante o depoimento, a situação se agravou. O presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), determinou a prisão imediata do ex-coordenador ao afirmar que ele omitiu informações essenciais e apresentou dados incorretos sobre acordos usados dentro do esquema investigado.

A ordem foi cumprida dentro do próprio Senado, onde a Polícia Legislativa lavrou o flagrante.

Interrogatório expôs inconsistências

A CPI apura como convênios e associações conseguiram aplicar descontos ilegais em benefícios de milhares de segurados.

Segundo o senador Viana, a condução do ex-servidor era necessária para esclarecer como o esquema conseguiu movimentar valores elevados sem ser detectado internamente.

Ele também afirmou que Jucimar, ao faltar ao depoimento alegando problemas de saúde, deslocou-se para uma região próxima de Manaus, dificultando o trabalho da comissão.

Leia Mais:


COMPARTILHE