Decisão do governo federal de reduzir, de 35% para 20% a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas, inviabiliza a produção nacional.
Decreto reduz de 35% para 20% a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas (Foto: Reprodução)
Diante da decisão do governo federal de reduzir, de 35% para 20% a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas até o fim do ano, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) afirma que a principal preocupação da entidade, no momento, é “garantir que as fabricantes nacionais, que já foram impactadas de forma substancial pela pandemia, consigam manter seus postos de trabalho, assim como o restante da cadeia, uma vez que existem centenas de empresas que montam bicicletas, em todo o país, através de aquisições de componentes nacionais e importados e, agora, terão concorrência direta dos produtos importados”.
A declaração foi dada por meio de nota enviada ao RealTime1, na tarde desta terça-feira (23).
Na prática, a decisão anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quarta-feira (17) pelas redes sociais, inviabiliza a produção nacional de bicicletas.
A Abraciclo informou também que está trabalhando, juntamente com entidades e parlamentares do Amazonas, na busca por soluções e alternativas à medida anunciada pelo GECEX – Comitê Executivo de Gestão, da Câmara de Comércio Exterior – órgão ligado ao Ministério da Economia.
Ainda segundo a entidade, as bicicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus contam com o mesmo nível de qualidade das marcas globais, graças aos investimentos contínuos que as fabricantes têm feito em tecnologia e modernização.
As empresas vinham negociando com o Governo Federal a necessidade de se reduzir o custo Brasil e, com isso, aumentar a competitividade, paralelamente à adoção de medidas de abertura comercial.
Na ocasião, parlamentares do estado vão entregar ao ministro um projeto de decreto legislativo que susta os efeitos do decreto presidencial que diminui, gradativamente, de 35% para 20% as alíquotas do Imposto de Impostação que incide sobre as bicicletas.
Reportagem: Lucas Raposo
Leia mais: