fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Pandemia atrasa envio de componentes e afeta produção no PIM

Empresários da indústria afirmam que a pandemia da Covid-19 afeta trabalho nos portos e prejudica o recebimento de componentes em Manaus.

15 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Por falta de componentes algumas linhas de produção interrompem os trabalhos. (Foto: Reprodução)

Linhas de produção de algumas fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) interrompem as operações por falta de componentes.

Conforme o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), a pandemia da Covid-19 afeta os trabalhos nos portos, mundialmente, e prejudica o recebimento de materiais em Manaus.

De acordo com o presidente do Cieam, Wilson Périco, os problemas logísticos, no Amazonas, sempre existiram por conta da dificuldade de acesso ao estado e, agora, são agravados pela demora no envio dos insumos por conta dos efeitos da pandemia.

“Algumas empresas têm tido um pouco mais de demora no envio de materiais, insumos, para Manaus e isso já tem um tempo e se dá também pela situação em cada um dos portos pelo mundo, de como estão trabalhando por conta da pandemia. Somado a isso, temos a questão do pico, do aumento, da demanda em alguns segmentos, por conta da falta de produtos do ano passado e está sendo reposto agora. Mas isso acontece em apenas algumas linhas de produção”, informou.

Problemas localizados

Segundo o presidente da Associação dos Fabricantes de Componentes da Amazônia (Aficam), Roberto Moreno, a pandemia da Covid-19 impôs desafios às cadeias globais de suprimentos e ao setor logístico.

“Tem ocorrido atrasos que, pontualmente, ao ocorrerem, trazem o desabastecimento de algum item. Mas, as empresas têm buscado alternativas para vencer esses desafios e têm conseguido manter um atendimento às empresas de bem final. Novamente, podem ocorrer problemas localizados, que têm recebido os máximos esforços para a resolução”, disse o presidente.

Falta de componentes compromete produção de bicicletas

Na análise do presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, apesar de no mês de janeiro a produção ter sido 44,6% superior ao volume produzido em dezembro de 2020 e ter superado, também, janeiro do último ano, o setor deixou de produzir por falta de componentes.

“O avanço da segunda onda do coronavírus em Manaus foi muito forte. O impacto na produção foi sentido no nosso segmento basicamente com a falta de abastecimento de alguns componentes e também pela limitação da produção em um turno. Apesar de tudo estamos otimistas para o crescimento no setor”.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Amazonas continua sem resposta com relação ao imposto das bicicletas

Na última terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu um prazo de 24 horas para dar uma resposta a sobre a redução no Imposto de Importação sobre bicicletas.

25 de fevereiro de 2021

Pandemia reduziu em quase 70% o número de voos para Manaus

Manaus teve queda de 69% no receptivo em janeiro de 2021, em relação a janeiro de 2020. Para Abear, menor fluxo de passageiros no aeroporto é reflexo da pandemia da Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Empresários: privatização desburocratiza Correios e traz eficiência

Representantes do comércio e da indústria acreditam que a privatização dos correios é sinônimo de melhoria de gestão e modernização nas etapas de trabalho a menor custo.

25 de fevereiro de 2021

Proposta prevê restituição do Imposto de Renda dez dias após entrega

De acordo com o autor do Projeto de Lei, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), a medida procura beneficiar contribuintes que perderam renda com a pandemia de Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Crédito e taxas de juros favorecem setor imobiliário na região Norte

Menor taxa de juros e crédito facilitado impulsionam mercado imobiliário no Amazonas e região Norte. Porém, aumento no preço do insumo e risco de desabastecimento preocupam.

25 de fevereiro de 2021

Suframa aprova projetos que somam R$ 1,8 bilhão em investimentos

Entre os projetos aprovados, estão nove de implantação e 23 de atualização, diversificação e ampliação. Expectativa de geração de empregos é de 1.297 postos de trabalho.

25 de fevereiro de 2021

Auxílio Emergencial: valores devem ser incluídos no Imposto de Renda

Contribuinte deverá declarar valores do benefício, caso tenha recebido, junto com o Auxílio Emergencial, outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22,8 mil.

25 de fevereiro de 2021

Infraero vai viabilizar retomada de voos em aeroportos do Amazonas

A empresa foi contratada para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias nos aeroportos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021