fbpx

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Empresas do PIM demitem 700 terceirizados só nesta quinta-feira

Desligamentos de terceirizados em massa acontece desde dezembro devido a redução no horário de funcionamento das fabricantes. Cortes podem afetar 8 mil trabalhadores.

5 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Sindmetal homologou 700 demissões no PIM somente na quinta-feira (4) (Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), registrou na quinta-feira (4), 700 demissões de prestadores de serviços que atuavam em regime temporário nas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Segundo o presidente do sindicato, Valdemir Santana, o quantitativo de desligamentos vem aumentando expressivamente desde o último mês de dezembro por conta da redução no horário de expediente das fabricantes.

Ele afirma que recebeu comunicado das empresas terceirizadas sobre demissões que podem atingir 8 mil trabalhadores.  

“O atendimento ao decreto estadual que reduz o horário de trabalho resulta em menor produção. As empresas deram férias coletivas e não têm como continuar pagando esses trabalhadores. Já nos informaram, por documento, sobre as demissões, que podem chegar a oito mil. Ontem 700 desligamentos foram homologados”, disse Valdemir.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Suframa: ‘Prioridade é disseminar o modelo para toda a Amazônia’

Nos 54 anos da Zona Franca de Manaus, o titular da Suframa, general Algacir Polsin, falou ao RealTime1 sobre desafios ao futuro da região.

28 de fevereiro de 2021

Governo proroga prazo para recolhimento do ICMS, confira as regras

Os novos prazos contemplam os contribuintes que efetucam o pagamento do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nos meses de fevereiro, março e abril de 2021.

27 de fevereiro de 2021

Indústria de Manaus amplia postos de trabalho nos últimos três anos

Entre 2018 e 2020, o número de postos de trabalho mantidos pela indústria incentivada cresceu 26,8%, mas o salário do trabalhador teve queda.

27 de fevereiro de 2021

Cheia dos rios afeta produção agrícola nas calhas do Purus e Juruá

Em 13 municípios, manejos que ocorrem em áreas de várzea, como o cultivo de frutas e hortaliças, e a pecuária, foram interrompidos pela elevação do nível das águas.

26 de fevereiro de 2021

IR: acaba hoje prazo para empresas entregarem informes de rendimento

Segundo a Receita, o empregador que deixar de fornecer o comprovante dentro do prazo ou fornecer com inexatidão, ficará sujeito ao pagamento de multa de R$ 41,43.

26 de fevereiro de 2021

Grileiros vendem terras públicas no Sul do Amazonas até pelo Facebook

Decisão da Justiça Federal mostra que pecuaristas estão comprando terras públicas ou de áreas de conservação ambiental a espera da MP da Grilagem

26 de fevereiro de 2021

Caminhoneiros: MEI pode desburocratizar e baratear frete

Como MEI, trabalhadores autônomos poderão ter redução de 30% no pagamento de tributos e acesso à liberação de cargas por meio eletrônico.

26 de fevereiro de 2021

Índices de confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Índice de Confiança da Indústria recuou 3,4 pontos, na segunda queda consecutiva, e chegou a 107,9 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde setembro.

26 de fevereiro de 2021