fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Sindimetal quer ‘auxílio medicamentos’ aos trabalhadores do PIM

A proposta é que o convênio libere remédios acima do teto dos 30% que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a Lei do Trabalho garantem para trabalhadores do PIM.

2 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Trabalhadores terão auxílio caso necessitem ser afastados das atividades (Foto: Reprodução)

Devido ao elevado número de casos de Covid-19, os sindicatos dos industriários e dos patronais discutem projeto para auxiliar os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) que estão em casa, seja por férias ou por licença.

Conforme o presidente Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), Valdemir Santana, a proposta é que o convênio libere remédios acima do teto dos 30% que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a Lei do Trabalho garantem.

 “A maioria desses trabalhadores estão em casa e sem dinheiro. Então, já conversamos com os representantes de todos os sindicatos patronais para que os industriários não fiquem tão prejudicados”, afirmou.

Ainda de acordo com o dirigente sindical, empresas como a Moto Honda da Amazônia, Yamaha e outras, concordaram com a proposta e estão dispostas a contribuir para minimizar o quadro de necessidades das famílias dos seus funcionários.

“Sem o mínimo de condição financeira, o trabalhador fica suscetível às contaminações pelo coronavírus e outras doenças”, avalia Santana.

Ainda de acordo com os metalúrgicos, os sindicatos patronais metalúrgicos, magnéticos e naval concordaram com a liberação de parte do convênio.

“Mediante a receita liberada pelo médico, os trabalhadores podem ir às farmácias conveniadas e, depois, as empresas pagam os valores gastos com medicamento”, disse.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Infraero vai viabilizar retomada de voos em aeroportos do Amazonas

A empresa foi contratada para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias nos aeroportos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Em três anos, Bolsonaro e Guedes acumulam ataques à Zona Franca

Desde 2019, além do polo de bicicletas, segmentos de concentrados e eletroeletrônicos do PIM também já foram ameaçados por decisões tomadas por Bolsonaro e Paulo Guedes.

24 de fevereiro de 2021

‘Desconhecimento’ de Guedes sobre Zona Franca surpreende indústria

Para Federação das Indústrias, o ministro Paulo Guedes não pode afirmar que desconhece a economia local, pois a Suframa é ligada à sua pasta.

24 de fevereiro de 2021

Receita libera programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 estará disponível a partir das 8h desta quinta-feira. Prazo vai até 30 de abril.

24 de fevereiro de 2021

Indústria de Manaus está otimista quanto a investimentos

Empresários valorizam o incremento no número de projetos e apostam na vacinação para reiterar o combate à pandemia e retomada da economia.

24 de fevereiro de 2021

Índice de Confiança do Consumidor registra alta em fevereiro

Melhoria da confiança pode estar vinculada ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e à possibilidade de pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial.

24 de fevereiro de 2021

Preocupação é manter empregos, diz Abraciclo sobre polo de bicicleta

Decisão do governo federal de reduzir, de 35% para 20% a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas, inviabiliza a produção nacional.

23 de fevereiro de 2021

Reestruturação pode fechar agências do Banco do Brasil no Amazonas

Reestruturação foi barrada por liminar concedida pela Justiça do Maranhão. Decisão suspende o fechamento de agências em todo o país durante o período da pandemia da Covid-19.

23 de fevereiro de 2021