sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Vendas em supermercados do AM tiveram alta acima do índice nacional em 2021

Crescimento de 4,9% nas vendas é atribuído pela Amase à distância do Amazonas, em relação aos demais estados do país, concentrando necessidade de consumo no comércio local.
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vendas

As vendas nos supermercados do Amazonas, considerando os segmentos de atacado e varejo, tiveram alta de 4,9% em 2021, na comparação com o ano anterior. O índice superou os números nacionais, que tiveram alta de 3,04%. A informação é da Associação Amazonense de Supermercados (Amase).

Segundo o vice-presidente da Amase, Ralph Assayag, o aumento nas comercializações é atribuído ao isolamento da região do Amazonas, em relação aos demais estados do país, concentrando, produtos dos diversos segmentos, na capital, atendendo ao consumo.

“Nossa região é como se fosse uma ilha. Para sair do estado, somente por via aérea, não temos estrada apropriada. As pessoas não compram em outro estado porque não tem como. Compram tudo dentro do estado. Foi um ano em que muitas pessoas não viajaram e isso também favoreceu o aumento no consumo e crescimento nas vendas”, explicou.

Variação no preço de alimentos

Conforme a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os itens que registraram as maiores altas, em dezembro de 2021, na comparação com dezembro de 2020, foram café torrado e moído (66,62%), açúcar (39,90%), margarina cremosa (31,33%) extrato de tomate (28,37%) e frango congelado (27,92%).

As maiores quedas no acumulado do ano foram batata (-28,73%), arroz (-17,72%), pernil (-9,12%) e feijão (-2,47%).

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Vendas em janeiro de 2022 foram positivas

Assayag destaca que o ano iniciou de forma positiva. No primeiro mês do ano as vendas foram superiores ao volume registrado em igual mês de 2021. Porém, ele destaca que os números não devem ser comparados a dezembro por ser um mês que supera todos os demais meses do ano, com maior volume de itens comercializados por conta das festividades de final de ano.

“O consumo em janeiro de 2022 foi maior e melhor em relação a janeiro do ano anterior. Em relação a dezembro, é impossível qualquer mês do ano ultrapassar o volume de vendas de dezembro porque é um mês que tradicionalmente tem-se um aumento entre 50% e 60% nas comercializações”.

Texto: Priscila Caldas

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