Trabalhadores reivindicam reajuste de 100% do INPC e 3% de aumento real para fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho. Movimento ocorrerá após 30 dias de alerta de greve.
Trabalhadores do setor plástico ameaçam entrar em greve após réveillon (Foto: Divulgação)
Trabalhadores do setor plástico do Polo Industrial de Manaus (PIM) ameaçam cruzar os braços na próxima semana, em reivindicação ao reajuste para fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021-2022. O movimento ocorrerá após um mês em que a categoria manteve alerta de greve e participou de oito encontros com o sindicato patronal, sem acordo.
Os trabalhadores pleiteiam reajustes de 100% de Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), 3% de aumento real e piso salarial de R$1.680,70. O valor atual é de R$1.487,35. A data-base da categoria é em janeiro.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Manaus (Sindiplast), Francisco Brito, informou que a categoria realizou atos reivindicatórios, de alerta de greve, entre os dias 30 de novembro e 22 de dezembro deste ano, período em que os trabalhadores interrompiam as atividades por uma hora, em todos os turnos, nas fábricas.
“As empresas cresceram em faturamento, majoraram os preços dos produtos e mesmo assim não querem registrar o INPC para o acordo. Os trabalhadores discordam disso e decidiram em assembleia parar as atividades após o recesso de festas de final de ano”, informou.
Segundo o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Material Plástico de Manaus (Simplast), Paulo Abreu, as negociações estão em andamento com expectativa de fechamento até o dia 18 de janeiro.
Abreu explicou que os números do INPC referentes a dezembro e a todo o ano de 2021 devem ser divulgados em janeiro de 2022, período em que, segundo ele, o Simplast conseguirá fechar o acordo com os trabalhadores.
“Ainda não fechamos o acordo porque não temos os dados oficiais do INPC. A projeção de liberação desses dados é entre os dias 10 e 15 de janeiro e após essa publicação poderemos marcar a 9ª reunião para encerrar as negociações”, informou.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: